#1 Aaah livros... : "A Visita da Velha Senhora" por Friedrich Dürrenmatt

sábado, janeiro 10, 2015

Título: A Visita
Autor: Friedrich Dürrenmatt
Género(s): Tragicomédia; Peça de Teatro.


"Mayor: Justice can't be bought.


Claire Zachanassian: Everything can be bought."


     Der Besuch der Alten Dame, no título original em alemão, é uma excelente história onde o autor conduz o leitor a uma espécie de viagem que começa com um maravilhoso e solarengo dia, mas onde num ápice se descobre que virá o tempo tempestuoso ou grandes benesses...

      O tema desta história é óbvio: Retrata uma especial visita de uma velha senhora. Uma visita dessa senhora a uma cidade que a expulsou quando era jovem.
a visita da velha senhora, livro, friedrich durrenmatt, blogue de casal    Estava tudo quase igual desde que ela tinha deixado o local, excepto o facto da cidade estar prestes a falir. Assim, a sua chegada poderia mudar esta situação, até porque se tornou uma pessoa muito rica. Isso tornava-a na pessoa mais poderosa da cidade, pelo que tinha todo o local sob seu comando. As personagens achavam que precisavam do seu apoio, porque iria melhorar a situação da cidade, por isso fariam o que quer que ela pedisse. Então o que acontece se ela quiser um homicídio?
    Esta é uma tragicomédia que explora temáticas de amor, dinheiro, poder e justiça. A Visita da Velha Senhora é genial na descrição subtil das atitudes das pessoas daquela cidade. Há ainda uma alusão aos países que começam guerras com pretextos de justiça, bem como tenta mostrar como as pessoas conseguem ver esta situação como normal e até mesmo inevitável. É uma peça instigante que nos encoraja a reflectir sobre as situações críticas nela mencionadas. Terás que ler para descobrir como te sentirias sobre isso! Fará com que penses no que a sociedade pode fazer se forem persuadidos. É uma história sobre um acordo imoral... ou será sobre a sua recusa? Irá a cidade ignorar a problemática que é um assassinato? Tu aceitarias?

Conta-nos a tua posição depois de ler o livro.
     Eu tive que ler esta tragicomédia de Dürrenmatt para uma aula de Literatura, na Universidade, e esperava que fosse cansativa ou mais do mesmo, como acontece com as mesmas histórias que que nos são ensinadas nas aulas, mas revelou-se algo diferente. Devias ler e perceberás o sentimento. Um bom sentimento, na minha opinião. Provavelmente irás descobrir o autor no seu melhor!



Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.