#CasalRepórter: Blogging, por Joana.

sexta-feira, fevereiro 20, 2015

     Esta é das rubricas que mais vamos gostar de fazer no blogue. Decidimos fazê-la mensalmente por não depender só de nós e termos que aguardar pelas respostas, sem apressarmos os entrevistados. A par disso, claro que também gostamos de escolher os melhores entrevistados a partilhar, na nossa opinião.
     Ao descobrirmos este novo projecto com que fazemos parceria, percebemos que há muito por detrás que acaba por ficar escondido ao público-alvo do projecto e é isso que hoje queremos mostrar. Do que estamos a falar? Do blogging claro! Um site organizado para quem gosta de blogues. Já falámos dele (ver aqui) e apresentámos o essencial, mas procurámos saber mais e vamos partilhar contigo.


   Ela e Ele: O que encontramos por detrás do blogging, isto é, quem deu origem a este projecto?
    Joana - Fundadora do Projecto Blogging: O Blogging foi idealizado por mim, Joana. Quem colocou a minha ideia em prática foram duas pessoas que criaram um projecto, a Branch. São eles que tratam de tudo a nível do Web Design e Web Development.


      EE: E porque o esperado, nunca é o nosso alvo, as últimas perguntas ficam as primeiras. Quanto a ti, que tão pouco ou nada sabemos, o que dizem os teus olhos?
      J. B.: Neste momento, os meus olhos dizem que ainda tenho um grande percurso pela frente e estão cheios de ambições e metas a alcançar.

     EE: Qual o pensamento para um projecto como o blogging? Como surgiu?
     J. B.: Já tive dois blogs. O primeiro mudou de nome duas vezes porque não sentia nos nomes que lhes atribuí qualquer ligação. Era um nome, só. Na altura também não sabia que meios de divulgação utilizar para alcançar mais público. Sentia que escrevia e tinha trabalho em vão (às vezes torna-se ingrato). O segundo blog ainda “existe” mas não está online. Coloquei em stand by porque decidi dedicar-me a 100% a este projecto. Tornava-se difícil conciliar ambos.
     Isto tudo para dizer que, criar um blog é fácil mas mantê-lo torna-se difícil. É preciso dedicação, disponibilidade e acima de tudo muito trabalho até começarmos a atingir o público que desejamos. Essencialmente foi por isso que nasceu o Blogging, para ajudar no sucesso que os blogs podem atingir. Queremos ser o apoio de todos aqueles que se juntam a nós.

     EE: Que imagem queres que tenham de ti? E do teu projecto?
    J. B.: A imagem que tento transmitir sempre que recebo um e-mail ou uma mensagem no facebook é que estou aqui para ajudar no que conseguir. Não estou a fazer um favor a nenhum blog quando me perguntam como se procede a adesão, por exemplo. 
     Em relação ao Blogging, queremos que cresça como tem crescido até agora e queremos continuar a transmitir que existem muitos blogues em Portugal com um enorme potencial. Por vezes só é preciso limar umas arestas e nós estamos cá para isso. Tentamos sempre transmitir confiança e até agora tem sido uma grande responsabilidade.

     EE: Que conselhos dás aos bloggers portugueses, enquanto leitora e enquanto detentora de um blogue, que achas que nunca prescrevem?
     J. B.: Como já disse anteriormente, já tive essa experiência e os meus três conselhos são enquanto autora de um blogue e actualmente como leitora. Primeiro responder sempre aos seus leitores. Podem não publicar com a regularidade que gostariam, mas se responderem com dedicação aos vossos leitores, eles vão sentir que estão presentes. O segundo conselho tem a ver com o conteúdo do blogue. Tem que existir uma especial preocupação com o conteúdo que se coloca, tanto a nível estético bem como de tratamento de texto e de imagem. O terceiro, e último, é mais no sentido estético. Tem que existir uma preocupação com o design do blog. O leitor quando entra num blog e capta de imediato a vossa imagem: Isso vai fazê-lo explorar mais.

     EE: O que mais te dificulta a evolução? O que mais gostas e o que menos gostas deste chamado "mundo dos blogues”?
     J. B.: Na minha opinião, nada dificulta a evolução. Se existir força de vontade conseguimos sempre evoluir. Por muito pouco que seja, conseguimos.
      Este mundo consegue ser encantador. Digo isto porque é possível conhecer pessoas e criarem-se laços. Já assisti, em vários blogues, amizades surgirem e até hoje permanecerem. 
     Por outro lado, consegue ser decepcionante, principalmente nos blogues que abordam temas de beleza e cosmética e moda. Existe, em alguns casos uma necessidade extrema de ganhar alguma coisa para beneficio pessoal com o blogue. Se quem está por detrás de um blogue, não transmite paixão pelo seu trabalho, reflectir-se-á no seu futuro de forma menos positiva.

     EE: O que podem não compreender em ti?
     J. B.: Esta pergunta é tramada. O que podem ter mais dificuldade em compreender em mim, é a necessidade que tenho da mudança em alguns pontos da vida.

     EE: O que podemos esperar do blogging para o futuro?
   J. B.: Excelente pergunta para finalizar. Acho que todos podemos esperar crescimento, novas experiências e a mesma dedicação. O Blogging tem tudo para crescer mas ainda temos um longo percurso e temos a perfeita consciência disso. Existem muitos planos a serem bem trabalhados para que façam sentido. Sentimos que damos o melhor de nós para que os blogues em Portugal consigam atingir as proporções dos que estão lá fora. Se formos pequeninos, que seja só a nível territorial. ;)


     Mais uma vez agradecemos à Joana por nos ter dado esta entrevista. Gostámos muito de te conhecer. E tu, depois de conheceres o outro lado do projecto, só mesmo visitares por ti mesm@ o que vale:


Image and video hosting by TinyPic

21 comentários

  1. Gostei imenso de conhecer o rosto por trás deste fantástico projecto! Parabéns à Joana!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela merece que seja divulgada toda a sua melhor parte! Bem como que o projecto evolua da melhor forma. E foi muito bom também para nós conhecê-la :)

      Eliminar
  2. Ai gostei tanto de ler a entrevista da Joana!! :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é mesmo uma querida! Devíamos todos dar a conhecer melhor e mais e mais o seu projecto, tal como tu própria disseste :)

      Eliminar
  3. Nao conhecia que criou mas gostei parabéns a Joana
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso da entrevista e de conhecer um bocadinho o rosto por trás deste projecto que acho bastante interessante. Acho que o Blogging tem tudo para crescer!
    Beijinhos,
    Telma | http://fuieuquedisseblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também. E por isso assumimos a responsabilidade de ajudar a crescer um pouco mais aquela que também é a nossa parceria. Achamos que todos ganhamos em conhecê-la a ela e ao projecto :)

      Eliminar
  5. Não sabia que tinham uma rúbrica de entrevistas...gostei bastante! Este projecto é realmente muito bom e merece a nossa divulgação :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É complicado conhecer tudo, visto que lançamos todos os dias algo (ou pelo menos tentamos!) ahah Nós compreendemos. Mas esperamos que tenhas gostado de conhecer. É sem dúvida uma das rubricas que mais gostamos de fazer! :P

      Merece mesmo tudo o que possamos fazer para a sua evolução. :)

      Eliminar
  6. Adorei a entrevista. E saber um pouco mais sobre a Joana. Ela que quando me respondeu aos emails foi super acessível. É bom associar uma cara agora ;) e espero que o Blogging tenha imenso sucesso e que eu, e o meu 'bebé', esteja cá para ver ;D E bom trabalho o vosso. Adorei *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que todos esperamos!

      Ela é uma simpatia e o projecto dela merece que ela seja compensada da forma que podermos. Além disso, todos deveríamos ajudar a crescer um projecto tão bom, mais que não seja por ser a nossa parceria dos bloggers portugueses :)

      Eliminar
  7. Gostei muito de conhecer quem está por trás do projeto. Em relação ao que ela disse de responder a informar como se faz a adesão, ainda há poucos dias enviei um e-mail e veio tudo bastante detalhado e acessível, mostrando mesmo que está disponível para nos ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é mesmo sempre uma simpatia e responde de forma rápida, sempre pronta a ajudar quem precisa. O que mais se pode pedir?... :P

      Eliminar
  8. Adorei a entrevista, dos poucos emails que troquei com a Joana pareceu-me uma pessoa super simpática e acessível. A melhor das sortes para o projecto dela. ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É totalmente o que também lhe desejamos pelos mais diversos motivos :P

      Eliminar
  9. Gostei tanto desta entrevista, e as respostas da Joaninha estão no ponto. A Joaninha é um verdadeiro miminho. Está sempre atenta às eventuais duvidas que as bloggers possam ter e a sua disponibilidade é verdadeiramente surpreendente :)

    Um grande beijinho aos três.

    Um à parte, já há muito que aqui não vinha - refiro-me mesmo em falar convosco, pois sei que este blog é novo :D - desculpeeeem… Bem, é só para dizer que adoro o design deste vosso novo blog. Vejo também que os conteúdos melhoraram. Muitos parabéns!!! :D

    Andreia,
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh!! É sempre especial termos um novo comentário, seja de quem for, com o que quer que seja que traga escrito. Mas claro que há sempre aqueles que por uns motivos ou por outros se tornam mais especiais. Tu sabes que és especial, senão nem pediríamos para conheceres este projecto eheh Ficamos muito contentes que tenhas gostado. Vamos evoluindo de dia para dia, semana para semana. Já aprendemos imenso e já parece que o blogue tem muito mais tempo, mas têm sido dois meses extremamente interessantes de aprendizagem. Muito obrigado por notares!! :D

      Ela é de facto uma simpatia e super prestável. Uma querida! :)

      Outro beijinho para ti aqui do par :)

      Eliminar
  10. Adoro esta rubrica e adorei, sem dúvida, conhecer um bocadinho a Joana! Concordo com tudo o que disse. E não sabia quem tava por trás deste projeto... Boa escolha! :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigadoooo! :P

      Ela é uma querida e é quase impossível não simpatizar de imediato com ela. :)

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.