#6 Aaah livros... : "O Perfume - História de um assassino" de Patrick Süskind

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Título: O Perfume - História de um assassino
Autor: Patrick Süskind
ISBN: 301 526/09
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 273
Género(s): Clássico; Fantasia.


«No século XVIII viveu em França um homem que se inseriu entre os personagens mais geniais e mais abomináveis desta época que, porém, não escasseou em personagens geniais de abomináveis. É a sua história que será contada nestas páginas.» Assim se inicia esta obra que é nada mais, nada menos, que uma das minhas histórias favoritas.

     Talvez pelo total contraste entre mim e a personagem principal, este livro fascina-me imenso. Retrata a história de um ser vivo, dito humano, que desde que nasce tem um poder especial: o olfacto! Aquele sentido menosprezado pela maioria das pessoas é o que se destaca intensamente em si (e é o que menos se destaca em mim que quase não tenho poder olfactivo). Chama-se Jean-Baptiste Grenouille e é o olfacto em forma de ser vivo, já que é demasiado animalesco para ser denominado uma pessoa. [No entanto, apesar das minhas palavras, gostaria que estivesse a vosso critério a sua avaliação que deve começar do zero ao ler o livro, até porque é uma personagem que me cativa imenso e espero retratá-la da melhor forma.] "Tencionava ser o deus omnipresente do perfume" e fez por isso de forma inocente e criminosa (daí o subtítulo). 
     Nesta obra está retratada da melhor forma que já li, o sentido olfactivo. Tentem pensar em descrever por palavras o cheiro de algo e vão perceber que é deveras difícil que se consiga imaginar o cheiro, sem o conseguir sentir. Este grandioso escritor conseguiu-o na perfeição! Lamento somente que este escritor/jornalista alemão seja alguém tão distante dos que cativa, já que pouco se sabe sobre a sua vida ou sequer da sua obra, visto que tem muito pouco mais publicado. Lamento muito. 
     Sei que muitas das pessoas já tiveram oportunidade de ver o filme baseado na obra e que ficaram com uma opinião baseada no horror feito por esta personagem, acções essas que não são explicadas como o são neste livro. Não que haja justificação para tais crimes odiosos, mas compreendemos melhor um néscio ser que não concebe certas definições próprias do conceito do ser humano. Compreendemos que ninguém o ensinou a ser humano e ele limitou-se a ser o que naturalmente se fez, sem que a sociedade se impusesse, como o faz com todos nós. Reforço a ideia de que é uma história ficcional, onde o autor tenta recrear a época em que se fundamenta de forma extraordinária. Lamento, mas não vão ler uma opinião minha sobre este filme, pois compreendo que seja demasiado difícil por vezes recrear literatura na tela, e partes que para mim são essenciais podem não caber dentro do conceito estabelecido pelo realizador do filme. Como tal, sabendo isto e tendo lido/visto ambos, não consigo estabelecer uma opinião concreta já que por um lado gostei do filme, mas acho que por outro estragou o livro por nele ser baseado.
     Como devem ter percebido, recomendo mais-do-que-vivamente esta obra e peço-vos que a leiam sem os pré-conceitos que estão estabelecidos por já conhecermos tanto do ser humano. Peço que tentem viver com base do que sabemos que foi vivido/sabido na época, bem como peço que atentem nas vivências da personagem. Depois peço-vos que deixem a vossa opinião. Adoraria sabê-la! Fico à espera! 
Image and video hosting by TinyPic

14 comentários

  1. Cometi o erro de ver primeiro o filme, como não gostei, nem me senti na tentação de ler o livro!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um erro. Mas se gostares de ler, dá uma oportunidade ao livro. Vais ver que vale a pena :)

      Eliminar
  2. Eu li o livro há já uns bons anos, penso que ainda nem no secundário estava e, quando saiu, vi o filme também. Gostei de ambos, mas preferi o livro, claro! Não tenho muito a dizer a não ser que é sem dúvida um dos meus livros preferidos, a ponto de eu já o ter relido (coisa que não costumo gostar de fazer).

    Beijinhos,
    Telma | http://fuieuquedisseblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é completamente um dos meus preferidos! :P

      Ela.

      Eliminar
  3. Li o livro já há imenso tempo e gostei bastante. Uma história "assustadora" mas bastante interessante e boa pela singularidade :)

    Um beijinho,
    http://thedailydreamergirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma história claramente diferente. Muito melhor explorada no livro do que no filme :)

      Ela.

      Eliminar
  4. Confesso que não conhecia o livro, mas já está na minha lista dos que quero comprar. Fiquei mesmo curiosa!

    r: Tem dias :p

    ResponderEliminar
  5. penso já ter visto o filme 2x (pelo menos uma vez tenho a certeza que vi) e por acaso gostei! claro que tem o seu factor de horror (logo a começar pelo cenário em que ele nasceu), mas eu gosto de filmes assim, que me intrigam e deixam a pensar :)

    beijinhos!
    blog eighteen and a life

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uiuiui que privilégio ter comentários de uma das minhas bloggers top :D :D
      Muito obrigada!!

      Isso é tudo sinais de que tens bom gosto! :P Mas devias ler o livro porque a história entre pormenores muda muito :)

      Um beijinho!!

      Ela.

      Eliminar
  6. Também li esse livro e adorei muito! Depois fui ver o filme e passei a adorar ainda mais o livro, não tem comparação!!
    Messy Hair, Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que não tem comparação nenhuma. O livro é muito melhor, pois ao filme faltam-lhe pormenores essenciais :)

      Eliminar
  7. Nunca li o livro, mas já vi o filme e adorei! É realmente uma obra muito boa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias pensar em ler o livro. Supera muito o filme :)

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.