#8 Aaah livros... : As Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)

terça-feira, março 17, 2015


Título: Alice no País das Maravilhas

Autor: Charles Lutwidge Dogson ( Lewis Carrol )

ISBN: 978.85.254.1163-1

Editora: L&PM Pocket

Número de páginas: 192
Género(s): Clássico; Fantasia; Ficção.



" Have i gone mad?"
    I'm afraid so.You are entirely bonkers. 
But i will tell you a secret:
all the best people are."

     Esta obra retrata a história de Alice, uma menina que cai numa toca de coelho que a transporta para um novo mundo povoado por criaturas peculiares e antropomórficas (humanizadas), tendo por base uma linha do absurdo relacionando-a com o sonho. Apesar de estar fortemente relacionada com as relações pessoais de Carrol, bem como com conhecimentos do século XIX em Inglaterra, esta obra usa uma linguagem muito própria e matemática que nutre distintos enigmas que acabam por formar um único texto em dois, tendo sido escrito tanto para crianças como para adultos.
     Escrita por Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), usando o conhecido pseudónimo Lewis Carrol, fora uma obra publicada a 4 de Julho de 1865, que veio a verificar-se a mais conhecida do autor.
     Para mim, ler é como que adormecer à beira-rio e ver passar o Coelho Branco que mais ninguém vê mas que me fascina. É ver para além do que nos é dado como "real". Talvez por isso, sinto uma forte necessidade de partilhar estas vivências e passe a "impingir" livros. Não se trata de partilhar a minha perspectiva, mas de partilhar a oportunidade de criarmos algo fantástico nas nossas mentes, ainda que vá diferir de pessoa para pessoa em diversos pormenores das histórias, bem como possa divergir na totalidade na sua moral. Essas diferenças para mim pouco importam, pois o importante é a descoberta do que está por detrás do livro.
     Por isso mesmo aconselho-te a desvendares o que está nesta obra e nas seguintes que recomendarei, para que não me sinta tão louca sozinha, e ao invés disso nos sintamos ambos com a necessidade de revelar o que conseguimos ver, como o chapeleiro louco e a Alice.


Este filme é uma constante inspiração. Estes
são Tweedle Dee e Tweedle Dum
Curiosidades:
     Tendo surgido de uma história de improviso para entreter três irmãs (uma das quais a fonte de inspiração dos seus livros), filhas do Vice-Chanceler da Universidade de Oxford, Henry Liddel, é um livro repleto de influências em situações e edifícios de Oxford e da Igreja de Cristo. A narrativa possui ainda uma continuação denominada Through the Looking-Glass and What Alice Found There (Alice do Outro Lado do Espelho, em Portugal), escrita a 1871. Nesta continuação continua a preponderar o significado da primeira que se remete para a adolescência e as respectivas virtudes e desvirtudes, havendo ainda vários obstáculos que se assemelham a um jogo de xadrez, onde Alice tem que enfrentar personagens malignas, percorrendo um universo do pesadelo, com criaturas que vivem aprisionadas a paradoxos lógicos e argumentos circulares que ensinam a saber pensar para além do que nos é ensinado. Ensinam-nos a ver para além do que é óbvio, sendo estas duas narrativas um contraponto do mundo do fantástico que ridiculariza o comportamento exigido nas histórias que eram lidas na Inglaterra vitoriana, que acaba por continuar a ser bastante actual e pertinente aos dias de hoje.

       Presta bem atenção às mensagens subliminares e entende o poder que lhes está inerente. Não apagues a criança que está dentro de qualquer adulto. Não deixes de sonhar, tal como é sugerido ao longo da obra. Aproveita e lê para o teu filho/sobrinha/afilhado/vizinha. Aposto que vão ter uma belíssima tarde ou anoitecer!

     P.S.- Estes livros tiveram o seu valor reconhecido desde cedo, havendo vários filmes feitos a partir dos mesmos, desde a sua publicação até à data. (Vê a minha recomendação aqui)
 

  Fico à espera da tua opinião! Até lá, vou ser como o Coelho Branco e correr porque... "I'm late. I'm late for a very important date" (encontramos-nos amanhã por aqui, não te esqueças! :) ). 




Image and video hosting by TinyPic

10 comentários

  1. Lembro-e de ler o livro quando era miúda numas férias de verão! As ilustrações são lindas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Um verdadeiro clássico, recordo-me do quão fantástico foi ver o filme de animação. Cativou-me de uma forma surpreendente :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós ainda hoje vemos vezes sem conta aqui por casa... ahah

      Ela.

      Eliminar
  3. Tenho uma versão infantil desta história :) adoro esta obra!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Quando era mais nova, fiquei fascinada por essa historia :) beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou completamente viciada. Adoro, adoro, adoro! :P

      Ela.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Quando leres diz o que achaste. Eu arriscaria que não te vais arrepender, de todo! :P

      Ela.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.