Dia Internacional da Mulher - 8 de Março, um marco!

domingo, março 08, 2015

      Hoje em dia há dias de tudo e mais alguma coisa. Nós achamos importante que se aproveite todos os motivos e mais alguns para festejarmos esta vida tão curta, até porque não nos vão dar outra para aproveitarmos o que deixámos por celebrar. Por isso, a cada dia 14 e 15 celebramos mais um mês juntos e o dia dos namorados não nos passa ao lado. Também não somos de grandes celebrações, é certo, pois gostamos de aproveitar cada mimo e cada mostra de afecto. O mesmo ocorre no dia dos animais, no dia da criança e tantos outros dias que gostamos de considerar ainda mais especiais. No entanto, nem sabemos o motivo de serem celebrados... No dia de hoje festeja-se um marco importante e decidimos divulgar para que seja festejado com conhecimento de causa!



      O dia internacional das mulheres, celebrado ao dia 8 de Março teve origem pela luta da emancipação feminina, uma luta que está longe de estar terminada, mas onde já foram conquistados diversas vertentes. Isto, penso que todos sabemos. O que não sabemos é o motivo que se prende com o facto de ser celebrado a 8 de Março e não em qualquer outro dia. Para os que não sabem, hoje relembramos a história e recordamos ainda aos que a conhecem os marcos que deram origem a este dia.
      No dia 8 de Março de 1857 várias operárias que trabalhavam numa fábrica de tecidos localizada em Nova Iorque (EUA) fizeram uma grande greve, ocupando toda a fábrica e reivindicando melhores condições de trabalho. Condições essas que se prendiam com a redução da carga horária de trabalho para dez horas diárias, já que as fábricas exigiam 16 horas); equilíbrio entre os salários entre sexos (uma vez que as mulheres poderiam chegar a receber um terço do salário que um homem receberia, fazendo o mesmo trabalho); bem como tratamento com dignidade dentro do local de trabalho. A acção foi vista de tal forma que fora reprimida com violência tal que elas se viram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Neste sentido, mais  de uma centena de mulheres morreram de uma das formas mais desumanas por estarem a lutar por direitos humanos a que deveriam ter acesso. Em sua homenagem, em 1975 a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a data oficial. Assim, neste dia deve-se celebrar o orgulho tido nas conquistas feitas até à data, mas não esquecer que ainda hoje se deve discutir o papel da mulher na sociedade actual e os seus respectivos direitos, visto que mesmo após imensas conquistas, ainda continua a ser vítima do preconceito e da desvalorização do suposto "sexo fraco".

      Por isso hoje pedimos-te que não encares este dia como tendo um carácter festivo, mas comercial. Pedimos-te que o encares para relembrares que ainda hoje devemos lutar para que sejamos iguais. Que tu e as mulheres que vais vendo por ti passar estão longe de ser o "sexo fraco". Todas juntas são (somos) fortes! E com o apoio dos homens certos, sem preconceitos, violência ou ignorância, representamos a humanidade!
[Imagens da publicação retiradas da Internet]

Feliz Dia das Mulheres!
Esta publicação conta com o patrocínio de Óptica Machado, que também te deseja um feliz dia internacional da Mulher:




Image and video hosting by TinyPic

2 comentários

  1. Mais que apoiado!!!!
    Hoje é uma data no calendário para nos lembrar o que já foi feito mas que ainda falta muito para nos sentirmos 'iguais'.
    Feliz dia da Mulher! =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso! Infelizmente ainda temos vários entraves à igualdade, mas o importante é continuar a luta! :)

      Um feliz dia da mulher também para ti Vanda e obrigada! :D

      Ela.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.