Comentário a uma reportagem sobre blogues

domingo, abril 05, 2015

      Ontem assistimos a uma reportagem sobre blogues, no sentido de ganhar dinheiro com o mesmo, na SIC (para quem não a viu, poderá assistir aqui), e ficámos muito indignados, tanto enquanto recentes bloggers que somos, mas também enquanto leitores assíduos de blogues portugueses desde há muito! E esta é a altura em que referimos que inicialmente, só nos apeteceu criticar a blogger que de facto esteve mal, mas há muito mais do que isso. Saberás o quê ao continuar a ler.
Ponderámos falar ou não sobre este assunto no blogue, mas 
achamos que é importante falar sobre esta reportagem, sendo
nós bloggers e leitores portugueses com opinião.

      É certo que os blogues são algo que agora está a 'cair na moda'. Nós próprios somos novos por estas andanças... Mas esforçamos-nos todos os dias por ser melhores. Já há muito que lemos vários blogues, mas nunca tivemos a motivação para aguentar com o trabalho necessário na criação de um blogue nosso. Ao ter esta ideia de o fazer em casal, motivou-nos muito mais! Motiva-nos muito mais todos os dias. Neste sentido, como não poderíamos deixar de sentir, consideramos que cada blogue é importante consoante a sua escrita, o seu carisma, o seu trabalho. Recebemos com a mesma aceitação e admiração um bom blogue recente, quanto um mais antigo. Mas claro que admiramos blogues que já conhecemos há muito tempo, tais como os apresentados blogues A Melhor Amiga da Barbie, por Ana Gomes e o blogue do famoso Cláudio Ramos. Achamos muito interessantes os blogues de ambos. Aliás, assim que criámos este nosso blogue começamos a segui-los de imediato com a conta do blogue pelo facebook. Aqui ficam prestadas as devidas homenagens a ambos. Já lemos várias opiniões sobre esta reportagem que tanta controvérsia gerou que viam com olhos mais invejosos ou menos adequados o trabalho por eles exercido. Na nossa pele não gostamos de ler, quanto mais na pele deles... Não é justo! Nada justo, para eles! Por isso mesmo, aqui ficam os parabéns ao seu trabalho. Merecem o sucesso que têm. Parabéns por isso!

      Agora uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! O que nos deixou indignados foram as palavras da figura pública Vanessa Martins, usando a imagem do seu dito "blogue" Frederica: «Havia aí uma febre de blogues, é verdade, e eu assisto a alguns blogues mas a nível internacional e não havia assim nenhum a nível nacional, nenhum português, que eu gostasse de seguir. Então baseei-me um bocadinho no que eu gostava de ver lá fora e criar o meu próprio blogue". Começa assim a entrevista que ela deu à SIC. Portanto, no meio de milhares de blogues sobre as mais diversas temáticas, com os mais diferentes estilos que existem a nível nacional, ela não gostava de nenhum. Mais valia dizer que não quis ter trabalho a procurar... Isso teria-lhe ficado melhor! Achamos que foi uma falta de humildade, uma injustiça... Deixa-nos indignados, por desvalorizarem o trabalho feito nos blogues escritos em português!
      Não, não se trata de inveja de forma alguma. Nós temos o maior orgulho em realizar cada publicação, a juntar cada letra na formação do que é o nosso blogue, este blogue que partilhamos. Temos orgulho em cada conquista de cada pessoa que se junta para nos seguir e partilhar o nosso espaço. E se ao início só queríamos criticar o facto de  ter uma equipe que trabalha para o blogue, citando "Tenho um fotógrafo; tenho maquilhadora; tenho quem escreve os textos; tenho programador, que é essencial", e, portanto, não ter um terço do trabalho de todos os demais bloggers têm, após lermos uma publicação de uma outra blogger sobre a reportagem, mudámos de opinião. (Sim, que é para isto que também por cá andamos. Para aprender. Há que declarar quando estamos errados e estar abertos a ver as coisas como elas de facto são!) O facto é que ela, como a Cristina Ferreira no seu Daily Cristina, têm um tipo de blogue distinto, a que em Portugal ainda é visto com maus olhos por parte dos demais bloggers, por não terem o mesmo trabalho de estruturar tudo o que é necessário num blogue. Dá muito trabalho e para isso têm uma equipa. Não, não é errado. O que acontece é que uns procuram ter o mérito por completo do seu blogue, tratando de tudo o que lhe compete para ter o seu espaço virtual. Outros, procuram dar a sua perspectiva, podendo contar com uma equipe, por ser famosos ou não, pois noutros países é possível não se ser uma figura dita pública e ter uma equipa de trabalho no blogue. A diferença está no tipo de blogue que é, bem como nos seus objectivos. No nosso caso, por exemplo, queremos ter o mérito do trabalho por nós desenvolvido a 100% na constituição do nosso blogue. No caso destas figuras públicas pretendem promover a sua imagem e o seu trabalho, bem como estar em contacto com marcas que gostam, deixando o mérito da escrita do texto, das fotografias e demais tarefas para a sua equipa. São formas diferentes, mas são todos blogues, não há motivos para se gerar tal preconceito. (Preconceito esse que também tínhamos e que conseguimos desmistificar graças à publicação da Lucky13 [ver aqui]. Obrigado por isso!). Por outro lado, o que não conseguimos escapar de comentar de forma evidente é o facto de ter usado as palavras que usou, ao referir que não gostava de nenhum trabalho de bloggers desenvolvido em Portugal, com tanto, mas taaaaantos que por dia se fazem erguer, de certeza que nem se esforçou e isso é que é errado. É muito feio estar em público e criticar sem conhecimento de causa, com base em preconceitos. Deixou-nos mesmo indignados, sem haver outra palavra que possa definir o que sentimos.
       Para finalizar o comentário, queríamos deixar público o nosso desagrado pela forma como a reportagem fora desenvolvida e mostrada ao público. A forma como levianamente falavam em ganhar dinheiro, levava a pensar que todos procurávamos ganhar dinheiro e o conseguíamos facilmente, o que está longe de acontecer. Cada publicação dá muito trabalho a quem a realiza. Chegar aos pontos de conseguir uma parceria que seja é porque por detrás dela houve muito trabalho da parte do blogger, quanto mais poder ganhar dinheiro com isso... Outro aspecto foi a formatação em si da reportagem, já que não definiram os vários tipos de bloggers que existem, colocando todos 'dentro do mesmo saco', o que também ajudou a gerar tanta controvérsia por parte dos bloggers, mas também no público leitor. 

Foi ao partilharmos opiniões de outros blogues que surgiu
a ideia de criar esta nossa casa virtual. Um espaço de que
muito nos orgulhamos. É português, como tantos outros...
        Posto isto, gostaríamos apelar a todos os que, tal como nós, seguem blogues e gostam de apoiar o que é português. Tanto em termos de blogues, como em música, literatura, teatro... O que é português é bom! Senão apoiarmos o que por cá se faz, quem vai apoiar? Não sejamos preconceituosos para com os da nossa própria nacionalidade. Em todas as áreas vão haver bons e maus profissionais, mas não é por isso que devemos ignorar todo o trabalho desenvolvidos pelos bons. Mudemos de mentalidades. Tudo depende de ti, porque a mudança pode partir de ti e um dia atravessar o resto do mundo. É por isso que gostamos de ter um blogue. Para partilharmos o que pensamos, o que gostamos... Mas também para tentar desmistificar conceitos e lutar contra os preconceitos! Sejamos mais do que dizer mal. Façamos algo para mudar. Sejamos mais.

Image and video hosting by TinyPic

28 comentários

  1. Não acredito que perdi a reportagem! :o Vou ver na página da SIC!

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está lá em cima o link. Depois também gostávamos de saber a tua opinião, se a quiseres partilhar ;)

      Eliminar
  2. Uma crítica muito completa e gostei de saber que têm uma mente aberta ao ponto de aceitar opiniões diferentes. Não sabia que tinha mudado a forma de pensar de alguém por isso fico muito feliz e agradeço a referência (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Achamos que o importante é estarmos abertos ao que é certo. E o que é certo numa perspectiva pode mudar se virmos de ambas as perspectivas existentes :P
      Nós só temos que te agradecer por nos ajudar a ver as coisas com uma maior clareza! Continua com o muito bom trabalho!! :)

      Ela e Ele.

      Eliminar
  3. Achei a reportagem ridicula, especialmente a parte da Vanessa Martins. Mas a melhor maneira de ignorarmos gente assim é não lhe dando importância e melhorando o nosso trabalho como bloggers todos os dias. É verdade que há dias em que não apetece, não sai nada. Mas é com um trabalho consistente que demonstre a nossa "veia artística" e a nossa personalidade que vamos longe. O blogue da Vanessa e o da Cristina Ferreira são blogs, na minha opinião, puramente de promoção das meninas e não trazem absolutamente nada de novo. Mil vezes uma Pipoca, uma Cócó. Eu no meu, promovo o que gosto, o que me faz vibrar. Quando escrevo, faço-o com alma nem que seja para falar de uma caixa de fósforos :). Parabéns pelo artigo. Gostei muito de vos ler (e cnhecer!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado nós pela visita e respectivo comentário com a opinião.
      Com alguma ajuda a ver a perspectiva que expomos, pois antes disso, também tínhamos a mesma opinião. No fundo são sites promotores de imagens e trabalhos. São blogues diferentes e por isso não devem ser comparados. Um blogue de literatura não desempenha o mesmo que um blogue de moda ou de cozinha. São estilos diferentes de escrita e de temática. Nestes casos que referiste, são blogues ainda mais diferentes que isso. O que não devia haver era tamanha falta de humildade e tanta arrogância como houve nesta reportagem. É muito triste verificar isso.
      Mas ainda bem que há muito mais pessoas a desempenhar muito bons trabalhos! É a isso que, para sermos correctos, devemos prestar atenção e as devidas homenagens.

      Ela e Ele.

      Eliminar
  4. Concordo contigo, Há muitos bons blogs portugueses, e que fazem todo o trabalho sozinhas. Ela simplesmente dá o nome e a cara mais nada, o resto não é ela que faz, nem os textos escreve. Quem o faz completamente sozinha acaba por se desmotivar um pouco, porque o trabalho é grande, mas não desistam se é isso que gostam força, cabeça erguida e sempre em frente é que é o caminho. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderás concordar connosco, mas há tanta coisa que desmotiva quem escreve... Como quem comenta, sem prestar atenção ao blogue em si, por exemplo. Não te sintas ofendida, mas foi o teu caso. Não poderás concordar "contigo", mas "connosco", já que somos um casal. Temos que aprender a superar-nos todos os dias, de todas as formas. Não é por uns promoverem a imagem no blogue e mais facilmente atingirem visibilidade que alguém anónimo que podemos achar que por isso são melhores e nunca vamos ser assim. Não se trata disso.
      O que deve ser aqui exposto é que não podemos ser arrogantes, nem injustos quando atingirmos a fama, como aqui foi o caso. Devemos promover o que é correcto. Foi isso que tentámos fazer...

      Ela e Ele.

      Eliminar
  5. Eu ao ver a reportagem fiquei de boca aberta com a declaração da Vanessa Martins. Isto porque em Portugal existem, sem sombra de dúvida, óptimos blogues com conteúdo! E para além disso, as pessoas não têm equipas que fazem tudo para elas. As pessoas trabalham arduamente para estruturar os seus posts, para atrair o publico e para ter reconhecido pelo seu trabalho. Achei lamentável a atitude da Vanessa que, no fim de tudo, é apenas uma "aspirante" a blogger!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto de notar a sua arrogância e injustiça das suas palavras. Mais valia admitir o seu total desinteresse e notórios preconceitos. Ficar-lhe-ia muito melhor! O que devemos salientar disto é que devemos aprender a desmistificar os preconceitos dos outros. A não ser tão altivo... Não menosprezar o trabalho dos demais como ela o fez e pelos vistos faz... Ter um blogue dá imenso trabalho. Se um dia, por algum motivo, ela sair do certo estado de ribalta em que por momentos se encontra, percebe que perde tudo por nada saber fazer... Aí não terá quem a apoiar. Não lhe rogamos pragas, nada disso. Mas é importante não tentarmos passar por cima dos outros desta forma, pois tão depressa se atinge o topo ou tão devagar... e mais depressa ainda se pode cair... Não é justo nem para ela, nem para ninguém o que proferiu.
      Obrigado pela partilha de opinião!

      Ela e Ele.

      Eliminar
  6. A parte da equipa - diga-se maquilhador, fotógrafo e programador - não me chocou. Até porque lá fora vê-se muito isso. Quanto maiores são, mais equipa têm e isso pode ajudar a ter uma maior qualidade (claro que há milhares de blogs que não têm nada disso e são fantásticos, mas só para generalizar um pouco mais).
    O que eu não gostei foi realmente ela ter quem lhe escreva os textos (ao menos admitiu, vá). Eu não sou visita assídua do blog, mas de vez em quando vou lá e até gosto. No entanto um blog é algo bem pessoal. Há imensos blogs que têm colaboradores para ajudar com a frequência e até diversidade. Tudo bem, óptimo. Mas eu quando sigo algum blog gosto de sentir algo pessoal, identificar-me com a escrita da pessoa. Acho que é isso que faz um blog diferenciar-se de um site.
    Não sei se foi uma escolha de palavras infeliz e ela quis dizer que tem colaboradores, ou se realmente só dá a cara. Caso seja a segunda, fiquei mito desapontada. Não por mim, mas pelos milhares de ÓPTIMOS blogs que por aí há e que gastam um pouco do seu tempo a alimentar o seu cantinho.

    Beijinhos*

    www.palegirlspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior nem foi isso. Foi mesmo a desvalorização do trabalho que se faz em Portugal enquanto blogues. Isso sim, achamos que lhe ficou muito mal... Mas pronto, as atitudes ficam para quem as pratica. Nós temos é que reforçar que é bom e importante apoiar o que é português!

      Ela e Ele.

      Eliminar
  7. Não vi a reportagem (acho que vou aproveitar a ligação para ver mais tarde), mas, por um lado, ainda bem, porque pelo que li ia ficar com os nervos à flor da pele com algumas coisas que foram ditas.
    Acho que há pessoas que têm um blog unica e exclusivamente para serem conhecidos, quando este mundo é muito mais complexo do que isso. Não censuro quem queira fazer disto vida, atenção, até porque cada um sabe os seus motivos, só acho é que ter um blog não significa obrigatoriamente querer ganhar dinheiro com ele, mas sim ter um espaço onde possa partilhar as suas opiniões, gostos e até trabalhos que realize quando quiser, as vezes que quiser. Aquilo que para mim é fundamental é que exista amor pelo projeto, independentemente de se ter uma equipa ou não por trás dele, e haver gosto para se trabalhar nele, mesmo que seja na coisa mais mínima. Há tantos blogues excelentes em Portugal, tenho pena que não tenha pesquisado mais sobre o assunto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pior ainda, não pesquisou e criticou sem conhecimento de causa sequer... Foi, de facto, uma atitude muito, muito infeliz da parte dela...

      Ela e Ele.

      Eliminar
  8. Não tinha pensado dessa forma! Quando vi a reportagem fiquei indignada e achei muito injusta toda aquela noticia. Mas é verdade esse ponto de vista. Há blogues e blogues. Com vários objectivos. Mas também acho que esta revolta toda na blogosfera foi apenas direccionada às palavras da Vanessa Martins. O Claudio Ramos e A Melhor Amiga da Barbie não são de todo os 'alvos'. Pelo menos da minha parte porque não tenho nada a apontar e gosto do trabalho deles. Como também gostava do da Vanessa e agora foi uma desilusão saber que ela pensa assim do trabalho feito no nosso país. Acho muito bem que se tenha a ambição de chegar mais longe, de ter um blogue internacional, porque não, mas nada vale ignorar e achar que o que é feito em Portugal não tem valor. Em modo geral acho que a noticia foi muito infeliz e não foi bem realizada, editada, devia ter mais explicações. E tinha-se evitado esta onda de indignação.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Melhor Amiga da Barbie e o Claudio Ramos também foram, em menor parte, mas também foram. O próprio Cláudio sentiu a necessidade de colocar online um post a responder ao que lhe era direccionado.

      É completamente de acordo ao que dissemos. Toda a notícia no seu meio e final foi um erro. Ela foi vítima, mas também foi "atacante", por assim dizer... Nós também acompanhávamos o trabalho dela, mas agora não pretendemos continuar a contribuir para este site. Não gostámos minimamente da atitude.

      Ela e Ele.

      Eliminar
    2. Pronto, não sabia que o Claudio tinha respondido. Porque da minha parte nem fiquei indignada com ele nem com A Melhor Amiga da Barbie. As palavras da Vanessa é que me incomodaram. Mas claro, a revolta foi geral. Foi uma reportagem que mais valia não ter ido para o ar.

      Eliminar
  9. Gostei da vossa crítica. Essencialmente parece-me importante não colocar todos os blogs no mesmo saco. Cada um deles insere-se em determinado tema ou perspectiva pessoal.
    Ultimamente têm aparecido blogs de "famosos" que são utilizados como mais um canal de promoção do que especificamente como espaço de partilha entre os blogers e os seus leitores. Tão válidos quanto os demais, mas não comparáveis...
    No meu pequeno espaço escrevo quando quero e como quero sem pressões publicitárias mas admito que outros não o poderão fazer.
    Aproveito para vos dar um beijinho e continuarei a acompanhar o vosso.

    http://www.tudo-no-lugar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário/ partilha de opinião!
      Foi mesmo isso que quisemos deixar claro. Cada qual tem os seus objectivos, mas isso não leva a que passemos por cima uns dos outros... Isso é que é errado. Isso e preconceitos que as pessoas têm. Enfim, desmistifiquemos e apoiemos o que gostamos!
      Retribuímos o beijinho e agradecemos o carinho.

      Ela e Ele.

      Eliminar
  10. Não podia estar mais de acordo!
    Parabéns pelo post, e pelo blog. Adorei! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado nós pela partilha de opinião! :)

      Ela e Ele.

      Eliminar
  11. Concordo plenamente contigo!! Não podia ter dito melhor!

    Tenho um giveaway a decorrer no blog, se quiseres espreita :D
    http://iminthemoodforblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      *Só uma pequena correcção: Não seria contigo porque somos dois... O blogue é de um casal...

      Ela e Ele.

      Eliminar
  12. A arrogância e o desrespeito que ela teve nesse comentário foi muito desprestigiante. Mas também o ângulo da reportagem já era muito fraco. A verdade é com isto tudo a Vanessa Martins acabou foi por arranjar forma de se promover e meter toda a gente a falar dela. Talvez fosse esse mesmo o objectivo das suas palavras...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez... Já muitas pessoas, noutros contextos, nos disseram isso. Pode ser que sim. Mas nós gostamos de acreditar que, ao ser tão arrogante e a mostrar tanto desprezo pelo trabalho dos outros, pelo menos perca alguns apoiantes. Pelo que sei já perdeu alguns... mas até pode ser que tenha ganhado. Cada um sabe de si...

      Ela e Ele.

      Eliminar
  13. Para mim alem do próprio desrespeito das palavras delas trata-se não ser de todo um blog. Basta pegar num dicionário para excluir o federica, o daily cristina.. e francamente o da cátia aveiro é mais blog que o delas. No que toca ao conceito pelo qual nos regemos. Se gosto desse tipo de "blogs"? Não! Por isso não os sigo. Simples! Na verdade acho que se tratam mais de sites, books do que dum blog. Mas como está na moda o povo todo vai atrás e segue/imita sem gosto o que existe e que é mau! Gostei da vossa opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gosto já vai de cada um para cada um... Há várias perspectivas e isso é bom. O que não deve haver é tamanha falta de respeito de uns para os outros... Tanta arrogância e altivez não ficam bem a ninguém...

      Ela e Ele.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.