#6 Dicas do Casal: Dicas para o que escrever nas fitas académicas

quinta-feira, abril 16, 2015

Não, não tivemos o patrocínio da copitraje, mas foi o que se arranjou por cá, fica a publicidade na mesma... 

      E para nós está prestes a terminar uma etapa e a começar outra que tanto ambicionamos. Poderíamos agora divagar, mas pelo menos por agora vamos ser mais curtos e grossos, sim? Está na época da bela distribuição da fita académica aos amigos e familiares. Estamos a acabar as nossas licenciaturas e queremos partilhar com quem mais gostamos. É uma época especial, de nostalgia... Mas o que importa é fazer o que se deve fazer em todas as fases da vida: aproveitar da melhor forma que não nos dão outra para aproveitar o que deixámos de parte nesta! Vive tudo o que tiveres para viver e tira o melhor proveito de cada situação é o nosso lema. Senão o fizeres, o que viveste é em vão... Por isso quisemos partilhar este nosso momento especial convosco. Chegaram agora as primeiras fitas a distribuir e desejem-nos sorte para não nos esquecermos de ninguém, tão distraídos como somos ahah.

       Mas claro que não ficamos pela partilha de momentos que estamos a viver. Hoje escrevemos para ajudar o momento difícil que é: "recebi uma fita académica de alguém que gosto e não sei o que escrever..." Já passámos por esta experiência e foi difícil de todas as primeiras vezes. Também nós procurámos ajuda na Internet. Agora que já começamos a ter a experiência de ambos os lados, isto é, de quem recebe e de quem preenche, viemos também nós dar as nossas dicas e palpites sobre a temática para tentar ajudar a quebrar o que pode ser um dilema para alguns. Assim, daremos dicas e responderemos a perguntas frequentes:
  1. O que escrever? Não importa se somos grandes poetas ou se não temos tanto jeito com as palavras. O importante para quem recebe a fita é exactamente ter as palavras de carinho de quem foi importante para elas até esta fase da vida. Se for escrito com carinho, procurando escrever o que não queremos deixar de dizer, então de certeza que a fita será recebida com entusiasmo. Não é isso que se pretende? Então que se deixe de pensar tanto. Escreva se a pessoa é importante para si; como foi a vivência de ambos até chegar ao agora (quiçá escrever uma memória mais marcante, para recordar); os votos para o futuro, etc.
  2. Deve-se escrever primeiro um rascunho? A Ela prefere sempre escrever num papel primeiro para ter noção do tamanho que irá ocupar na fita, bem como para ter certeza que escreve tudo o que pretende. Já o Ele sente que não necessita de o fazer e escreve logo directamente na fita. O que é recomendado é que pensem bem no que querem escrever e se sentirem dificuldades, escrevam primeiro num papel; caso não sintam, então passem logo para a fita que com carinho, tudo fica bom e bonito!
  3. Procuro citações? Se for uma ou duas para ajudar a escrever o que se pretende, concordamos. Mas não se esqueçam que a intenção é que as palavras sejam vossas; que seja a demonstração de carinho da vossa parte para a pessoa que vos deu a fita para preencher, pelo que não devem preencher a fita só com as ditas "frases feitas". Optem, se acharem necessário, pela quantidade q.b.
  4. Desenhos nas fitas: Agora falo só eu, a Ela. Desde pequena que me lembro de ver as fitas da mãe de uma amiga e de ficar vidrada nos desenhos que continham. Uns autênticas obras de  arte e outros... bom, outros nem tanto. Na altura só pensava que também queria ter uma pasta daquelas. Por ironia do destino ou não, coincidência ou não, acabo por ter as fitas referentes à mesma faculdade. Não vou omitir então que por cada fita que entrego peço um desenho. Sempre disse que queria umas assim e na altura as letras não me faziam tanto sentido. Agora não! Agora quero o desenho, mas não necessariamente com a beleza que as outras tinham. Não feitos por profissionais. O importante é receber o carinho directo de quem escreve e se quiserem embelezar com um desenho, façam por vocês que é mais bonito. Mas é uma opinião pessoal. Não quero acabar com os part-times que há por aí, de pessoas fantásticas a executar trabalhos incríveis... Não se esqueçam é dos mimos que são sempre bem recebidos. Nem se esqueçam que, a fazer o desenho, o façam mais perto do final da fita, para que ao abanar a pasta (como suposto no dia da queima das fitas) se vejam os desenhos.
  5. Cuidado com as medidas: Não comecem a escrever mesmo no cimo das fitas, pois levará cola e o que estiver escrito pode tornar-se ilegível. Deixem uma distância de um dedo de largura na parte superior, antes de começarem a escrever.
  6. Letra e cor legível: Tenham em consideração a cor de fundo da fita quando escolhem que cor usar para escrever. Se a fita for branca, mais vale usar preto do que prateado que dificilmente se lerá. Já se for azul escura, por exemplo, convém que seja prateada e não preta, pois não haverá destaque. O importante é que haja contraste para se poder ler. Ah! E claro, escrever com letra legível, senão quem recebe a fita não conseguirá decifrar o código ahah

      Se tiverem mais dúvidas, não hesitem em deixar em comentários ou enviar-nos um e-mail para elaeeleblog@gmail.com que nós responderemos assim que possível. Queremos saber ainda: Querem que partilhemos convosco a organização das fitas na capa ou os desenhos das fitas, por exemplo? Os textos são de teor mais particular... Mas poderemos dar mais dicas, só queremos saber o que gostariam de ver por cá! :)

Image and video hosting by TinyPic


4 comentários

  1. Escrever primeiro num rascunho é uma excelente dica, precisamente porque nos permite ter uma noção do espaço que vamos ocupar e também para organizarmos as ideias e não corrermos o risco de nos repetirmos.
    Adorei a publicação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que houver uma branca já sabes, é só vir aqui ao post tirar ideias :p

      Eliminar
  2. Escrever uma fita é sempre um problema, principalmente quando é para uma pessoa que não tens uma ligação forte. Aqui estão umas belas dicas para facilitar um pouco a situação :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma situação muito comum: pessoas que nem conheces bem dão-te uma fita! Com estas dicas torna-se muito mais fácil :)

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.