#10 Aaah livros... : "Lolita", por Vladimir Nabokov

quarta-feira, abril 15, 2015

Autor: Vladimir Nabokov
Data de publicação: Novembro de 1974
Número de páginas: 328
ISBN: 40 597/2019
Género: Romance; Tragicomédia.
Editora: Publicações Europa- América.


«Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, ao três, nos dentes.
Lo. Li. Ta.»


      Este é um romance bastante controverso e eu, pessoalmente, diria que ou se ama ou se odeia. Trata-se de uma obra onde existe o protagonista como narrador e um narrador diferente, que nos envolve ainda mais na história. História sobre o quê? Sobre um professor de literatura, com perto de quarenta anos de idade que vai ver a sua vida girar em torno de uma outra personagem... Humbert Humbert vai ver a sua vida virar do avesso derivado a Dolores Haze, de 12 anos.
      Inicialmente é a mãe de Lolita (nome que H. H. atribui à jovem por quem fica obcecado), quem se apaixona pelo professor, mas a paixão não se desenrola como esperado e ele prefere a sua filha menor de idade. E então como se desenvolverá a história? Tornar-se-á ele padrasto da jovem por quem se apaixonou? Casar-se-á com a jovem ou com a mãe? Prefiro não dar pormenores, mas aviso já que a história pode mexer muito com o leitor/a. Comigo mexeu de certeza e arrisco dizer que também vai mexer com as demais pessoas que lerem, pois é impossível ter o efeito contrário! Recomendo vivamente a sua leitura, não fosse este o meu livro favorito.
      O próprio personagem principal é controverso na escrita por entrar na mente do leitor, sem que o próprio dê conta disso, praticamente. Declaro um exemplo disso "Tente imaginar, leitor, com toda a minha timidez, a minha falta de gosto por qualquer ostentação...". Nabokov é um autor por excelência e este é um clássico que por todos os amantes de literatura devia ser lido. Recorre ainda a mais opções que nos levam a achar a história credível, sem duvidar da existência de H. H. É mesmo uma história incrível, não só para o seu tempo, como para a actualidade continua a ser. É mesmo formidável!

Um livro que te poderá chocar... 

Mas a cima de tudo, um livro que te deixará tão embriagado/a nele que
não vais gostar nada, nada que te interrompam a leitura...


Image and video hosting by TinyPic

4 comentários

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.