E é por isto que gostamos de tunas!

quarta-feira, maio 13, 2015

Os trajes estão a ser preparados para sábado,
para a nossa benção de finalistas, mas o espírito
estava connosco! Na Semana Académica de Lisboa!
       Numa altura em que as tradições académicas são vistas, na sua maioria, como algo destrutivo, é importante que se chame a atenção que cada caso é um caso. Para uma outra publicação, quiçá, ficará o tema relativo à praxe. Hoje a publicação será muito mais do que isso! É sobre tunas, o que é, na nossa opinião, uma das tradições mais bonitas que se fazem em Portugal e a qual nem sempre se dá o devido valor. Por isso mesmo, vamos tentar contrariar isto. Vamos tentar procurar que se valorize o que há de bom. 

       Nós gostamos de tunas por algo semelhante a isto...

       Ou a isto...

       E, definitivamente, por isto:

       Em todos os casos falamos da TUIST que é, sem dúvida, a nossa tuna favorita! (A par da nossa própria claro. Sim, nós também somos tunantes. Um dia falaremos dela). Poderíamos enumerar diversos motivos para tal, mas consideramos que as músicas falaram por si mesmas. Se gostaste, lembra-te que este é um excelente exemplo do trabalho desenvolvido por tunantes que nada recebem em termos monetários, somente em termos de experiências de vida e conhecimentos musicais. Apesar de serem ganhos muito superiores do que se possa pensar numa primeira visão, talvez, não deixa de ser comparável ao pagamento do carinho do público que nos ouve, transmitido tanto pelo silêncio de quem ouve uma serenata (como é suposto!!), como quando se acompanha a tuna cantarolando a música, como quando se bate palmas no final de cada música. E com esta última frase deixamos a dica para o caso de alguém que não saiba como ouvir uma serenata estar a ler esta mensagem... Caríssimas comissões de praxes e espectadores de serenatas: Quando uma tuna canta, encanta e o resto cala-se sff.
       Aqui fica o nosso agradecimento a todas as tunas que continuam a mostrar uma das melhores tradições portuguesas! Muito obrigado e continuem!! 


       Este foi um excerto da Noite de Serenatas da Semana Académica de Lisboa, na Cidade Universitária, da passada segunda-feira. Pedimos desculpa por só mostrarmos uma parte (e uma tuna), mas de facto não quisemos deixar de partilhar o que mais gostámos...

Image and video hosting by TinyPic

3 comentários

  1. Adoro a música «Se um dia não houver luar», é tão linda! Sou suspeita, claro, por ser a tuna da minha casa, mas a minha favorita será sempre a Esepus Tunae :)

    ResponderEliminar
  2. Com muita pena minha não pude assistir este ano, mas adoro tunas. As músicas, o espírito acima de tudo, o ambiente, tudo. Parabéns aos dois meninos finalistas!! :) já agora, estavam muito giros :) eheh beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As Tunas marcam o espírito académico que tanto gosto :D

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.