Dicas para deixares o teu carro pronto para o verão!

quinta-feira, junho 25, 2015

O verão bateu-nos à porta e é importante dar-mos atenção à nossa mais valiosa ferramenta: o automóvel!
     O verão bateu-nos à porta e com todos os atrativos da época: dias quentes e longos e, com eles, chegam também as tão desejadas férias. Idas à praia, à terra, viagens grandes ao estrangeiro enfim… Seja qual for a forma pela qual desejem passar as vossas férias e período de verão este é, certamente, um período em que os deslocamentos e viagens longas serão mais frequentes. Uma coisa é certa: serão vários meses de muito calor e o teu carro estar-lhes-á exposto 24 horas por dia.
     Sabemos bem da importância que um carro representa no nosso dia-a-dia e mais que uma ferramenta de trabalho, é uma parte muito importante do nosso quotidiano pessoal e profissional. É por isso muito importante que, para além das habituais revisões, também tu faças uma série de revisões a vários componentes do veículo para que possas ter a melhor experiência de condução no teu verão. Tal como no Inverno, tens de ter alguns cuidados e aqui enunciaremos uma série de dicas para te ajudar a preparar o teu carro para esta época quente do ano, de forma a evitar desconfortos e avarias comuns, associados ao calor intenso. Tem apenas atenção que algumas das dicas aqui enumeradas não serão de todo acessíveis a mãos não especializadas, pelo que será pelo melhor consultar sempre um mecânico.

Prepara o teu carro para o verão:
   1.     Tens de ter sempre em atenção o sistema de refrigeração do motor, transmissão e afins. Tens de garantir que o nível de anticongelante está no nível correcto, bem como os níveis de fluido de transmissão para evitar sobreaquecimento, causa aliás da maioria das avarias no verão.
   2.     Nesta toada refrigeradora é também muito importante que faças uma revisão ao sistema de climatização ou seja, o ar condicionado. O ar fresco chega-nos depois de passar por um gás refrigerante que precisa de ser revisto em caso de uma viagem longa ou em períodos de muito calor, de forma a evitar avarias que condicionariam o teu bem-estar como condutor e do passageiro.

    3.     Outro elemento muito importante a ter em conta são os pneus. Este é, possivelmente, um dos mais ignorados, mas é dos poucos que pode causar graves acidentes como elemento único. Deves ter atenção a elementos como a pressão dos pneus que devem ser comprovados quando o carro está fresco. Deves ter também muita atenção a elementos de desgaste nos pneus, principalmente nas faces do pneu, como cortes ou rasgões que, embora pareçam pouco importantes, podem ajudar ao sobreaquecimento do pneu e a correspondentes explosões em velocidades elevadas. Caso tenhas possibilidades, a melhor opção é usares pneus sazonais, ou seja, pneus especificamente desenvolvidos para o verão.
    4.     Outro elemento importante e muitas vezes esquecido são as escovas limpa-vidros. Um vidro sujo dificulta a visibilidade e causa fatiga ocular e é por isso importante que assegures o bom funcionamento das escovas e que tem água e sabão suficiente caso necessites de limpar o vidro. É muito frequente a borracha das escovas se desgastar e começar a chiar quando limpa os vidros. Previne para que não aconteça.

    5.     Outra coisa que deves rever é a bateria. As baterias actuais funcionam através de umas placas mergulhadas num banho de ácido diluído em água. Caso o teu carro tenha uma bateria convencional como esta, deves então verificar os seus níveis de fluido e em caso de falta deves encher até à borda usando apenas água destilada.
    6.     Verifica outros elementos como sistema de luzes e travões bem como óleos, desde o mais comum óleo, a outros como o dos travões ou o da transmissão.

    7.     Por fim, algo ainda mais ignorado e talvez das coisas mais inesperadas, mas que deves sem dúvida fazer: uma minuciosa lavagem ao carro. Surpreso/a? Não estejas. Durante o Inverno o carro está sujeito a inúmeras coisas, violentas e nocivas para o bem-estar do automóvel e dos seus componentes. Motor, travões e afins são constantemente atingidos por detritos que se levantam com o mau tempo e através da chuva. Falamos de sal, areias, e sujidades em geral das ruas ou das árvores, bem como os próprios detritos do alcatrão. Durante todo o inverno, estes elementos vão-se impregnando nos materiais desgastando-os e corroendo-os. Este é o melhor favor que podem fazer ao vosso carro para o manter em condições para o verão: uma boa lavagem que o liberte de excessos de detritos acumulados e do desgaste a eles associado.
     Já sabem: um carro bem cuidado é um carro que vos durará muitos e muitos verões. Estas são algumas das dicas às quais deves ter maior atenção, mas é importante fazeres revisões periódicas antes de qualquer viagem mais longa que decidas fazer, e até para assegurares o melhor desempenho do veículo no teu dia-a-dia. Não quererias com certeza que o ar condicionado deixasse de libertar aquele ar fresco num intenso dia de calor pois não? Cuida do teu carro, que ele cuidará de ti!

Image and video hosting by TinyPic

4 comentários

  1. Nada como termos atenção a estes detalhes, porque realmente são fundamentais :)

    r: Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não é algo com que tenha que me preocupar, mas decerto que quando chegar a altura virei aqui ler isto de novo!
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  3. Acho que o meu namorado faz isto para ir duma ponta da cidade à outra haha :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Humm...
    Agora fiquei tão preocupada...
    Se calhar até vendo o carro...
    É que eu sou daquelas que ponho combustível e já está!
    É preciso isso tudo?!?!?
    Vou imprimir isso e tentar fazer um brainstorming no fim-de-semana de papel na mão a olhar para a viatura!

    Beijinhos ao Casal Mais Simpático Ever!

    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.