Dicas para Entrevistas de Emprego

sábado, junho 06, 2015


       E esta será a altura para muitos procurarem o seu primeiro emprego, e para vários outros, infelizmente, continuarem a procurar. Assim, como também nós vamos procurar o nosso emprego ideal, decidimos dar-vos algumas dicas, sendo que a Ela tem alguma experiência e a outra parte foi feita com o auxílio das pesquisas na internet que dão sempre um jeitaço. Assim, esperamos que vos sejam dicas úteis e que vos dêem aquilo que precisam para terem a sorte de adquirir o vosso emprego de sonho!

  • Aposta num bom Curriculum Vitae. O facto é que em média o recrutador demora cerca de 30 segundos a olhar para cada CV que recebem, pelo que quando mais criativo e quanto mais bem preenchido com a informação que possa revelar o melhor de ti, é o ideal! Numa outra publicação demos algumas dicas para CVs (ver aqui). 
  • Tem cuidado com a tua linguagem corporal. Deves olhar nos olhos do recrutador para a mostrar confiança que tens em ti mesmo/a; procurar sorrir e cativar pela simpatia; mostrar toda uma postura confiante, sentando-te de forma direita na cadeira, mas sem que a postura seja demasiado recta, para mostrar confiança e não desconforto/nervosismo. Seguindo o último ponto referido, lembra-te de estudar em frente ao espelho a tua postura, para que nada revele nervosismo, nem a fala, nem os braços que não devem estar cruzados, nem nada que se pareça.
  • Prepara-te para a comunicação na entrevista. Estuda a empresa para a qual te candidatas, para mostrar interesse e efectiva vontade de trabalhar ali. A par disso, podes pensar em respostas para as perguntas mais frequentes, tais como: falar sobre a experiência tida em qualquer uma das informações presentes no CV; dizer porque é que és o candidato/a ideal para aquele emprego; falar sobre ti, referindo as tuas virtudes e defeitos; referir o motivo pelo qual pretendes trabalhar naquela empresa e mencionar os teus conhecimentos sobre ela. 
  • Pensa no vestuário a usar no dia da entrevista. Não deve ser demasiado colorido, para não estares demasiado exposto/a, nem demonstrares demasiada exibição. Faz com que se lembrem de ti pelo que dizes e pelo teu trabalho, não pelas roupas que usas. As mulheres não devem usar decotes ou saias curtas, nem os homens devem ir de t-shirt, por exemplo. Procurem um vestuário mais formal, mas não demasiado formal se o sítio onde vais trabalhar for mais informal... Pondera bem.
  • Evita os erros mais frequentes (temos 10 exemplos para te dar): 

       1- Desliga o telemóvel ou deixa-o sem som. Se tiveres à espera de alguma chamada urgente, avisa logo desde início.
      2- Não chegues atrasado. Não queres causar má impressão mesmo antes de iniciares a entrevista.

       3- Sê simpático/a para com todas as pessoas com quem vais falar, perto do local de emprego. Não sabes qual delas é que te irá entrevistar.

       4- Demonstra vontade em trabalhar e pro-actividade. Ninguém quer mais um trabalhador para enfeitar o local de trabalho.

        5- Evita o uso de piadas em demasia. Afinal deves mostrar um ar profissional.
       6- Não fales por cima do recrutador.

       7- Refere os teus conhecimentos sobre a empresa. Isso mostra que tens mesmo vontade de trabalhar ali. Mas não sejas demasiado exibicionista, senão mostra artificialidade. Diz o que for apropriado e não acrescentes somente para mostrar que sabes a informação.

       8- Responde a todas as perguntas.

       9- Não fales mal do teu último emprego. Vão pensar que se falas mal do emprego anterior, então falarás mal deste, se o conseguires, no futuro.
       10- Faz perguntas sobre o emprego. Mostra que tens interesse e pró-actividade.


       E no final de tudo, lembra-te: Hoje é esta entrevista, senão a conseguires amanhã haverá outra! Pensa positivo e vais ver que consegues!! Boa sorte!

Image and video hosting by TinyPic


7 comentários

  1. Obrigada por esta publicação! Há dicas que parecem simples, mas que fazem toda a diferença, até porque nos deixam mais confiantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigadoo, Andreia!! :D
      Que simpatia. É isso mesmo que quereeemos! :P

      Ela e Ele.

      Eliminar
  2. Nem de propósito... fui a uma entrevista ontem (6ªf)! Por acaso consegui controlar os nervos e tive cuidado com a minha linguagem corporal, como vocês referiram. Eu acho isso super importante. E a parte do CV, quem me entrevistou, viu aquilo do inicio ao fim e foi comentando. Acho que nunca me tinha calhado alguém que realmente lê-se o CV todo! Agora é esperar pela resposta... finger's crossed ;D
    The Girl In Jeans * Facebook * Instagram * Google+

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte Vanda!

      atualidadesbyclaudia.blogspot.com

      Eliminar
    2. Muito, muito boa sorte Vanda!! Estamos mesmo a fazer figas por ti! Que tenhas mesmo a sorte de encontrar um emprego onde possas mostrar o teu valor e encontrar alguém que te valorize.

      Ela e Ele.

      Eliminar
  3. Estas dicas são super importantes! Quando comecei a procurar emprego li tudo e mais alguma coisa para me preparar e me sentir a "candidata ideal". Com o tempo e com novas entrevistas percebi que isso não existe e depende muito do que sabemos, da nossa personalidade e dessas mesmas características nos outros. Aprendi ainda que todas as dicas podem não funcionar se não tivermos uma coisa: personalidade. Se chegarmos e não mostrarmos realmente quem somos provavelmente não teremos o trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto serve somente para nos dar a confiança que é o mais importante de tudo. Ao irmos em busca do desconhecido é muito mais difícil, por isso umas dicas ajudam sempre a ter a confiança necessária. Foi a pensar nisso que decidimos partilhar! E concordamos totalmente com a tua opinião! Muito obrigado pelo comentário!

      Ela e Ele.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.