Dicas para o Curriculum Vitae

terça-feira, junho 02, 2015

       Aqui tínhamos dado algumas dicas para irem a entrevistas de emprego. Hoje vamos ajudar-te numa das alíneas, que é aquela em que referimos que devemos elaborar o melhor Curriculum Vitae que conseguirmos. Assim, vamos dar-te as várias opções que tens para construíres o CV que te parece ideal e que te ajudará a teres mais confiança nas tuas entrevistas, pois existem vários modelos e deves optar pelo que for melhor para ti!

  • Curriculum Vitae Europass: Este é o modelo oficial da União Europeia, que pretende uniformizar a apresentação de CVs. Aqui poderás elaborar o teu ficheiro online, sendo que posteriormente resultará num documento em PDF que poderás então imprimir ou enviar por e-mail às entidades patronais. Além do preenchimento online ter ajudas nas descrições que te auxiliam a preencher o documento, também tens exemplos que te permitem ter certezas exactas do que deves colocar em cada espaço (ver aqui).
       No entanto, poderás optar por fugir às normas, efectuando algo mais original, se te pretendes destacar dos outros candidatos. Se esta for uma ideologia tua, então poderás optar por um dos seguintes exemplos mais criativos:
  • CV escrito: Podemos dar-te várias hipóteses, mas o que é certo é que terás que procurar por ti mesmo/a a forma que mais se adequa aos teus critérios. Afinal, deves procurar mostrar o que há de melhor em ti, todas as tuas virtudes, em detrimento dos aspectos menos positivos que devem tentar ficar mais escondidos. Nós podemos dizer-te que optámos por este tipo de CV. Basicamente colocámos uma fotografia nossa (que é sempre necessária!), um texto pequeno onde revelamos o que acreditamos ser as nossas maiores virtudes; os nossos estudos; as experiências laborais; e, por fim, as experiências em hobbies e afins que nos tenham dado algum conhecimento que consideremos pertinentes. Esta é a ajuda que podemos dar, mas também vos podemos mostrar alguns exemplos de várias formas de CVs escritos, que encontrámos num site online que poderás encontrar aqui que podem ser muito inspiradores na hora de criares o teu próprio estilo, que se deve demarcar pela positiva nos cerca de 30 segundos que o recrutador demora, geralmente, a ver cada documento.
  • CV em vídeo: É certo que nem todas as pessoas têm jeito para as novas tecnologias e esta pode tornar-se uma forma mais difícil de elaborar um curriculum. Mas para quem procura um emprego relacionado com as tecnologias, esta é uma forma ideal, diríamos, bem como e, principalmente, para quem se encontra na área de marketing. Mostramos um exemplo pequeno e simples, que não diz muito, mas que mostra a confiança e criatividade necessárias para determinados empregos: ver aqui (onde encontram também alguns que não são em vídeo, mas são bem criativos, como o caso de um CV que envolve um chocolate). Bom, mas a verdade é que quem trabalha com marketing e publicidade ou em cinema, por exemplo, de certeza terá muitas mais ideias para promover o seu CV, por isso passemos a outros.
  • CV em Prezi: O Prezi é uma mais-valia para quem apresenta trabalhos ou ideias a um público, por isso é algo ideal para estudantes e trabalhadores de algumas áreas, sendo uma forma criativa de o fazer. O PowerPoint já passou à história e esta é uma forma muito semelhante, mas mais evoluída, que funciona de forma semelhante a um vídeo. Conhece o Prezi aqui. E a melhor parte disto é que não precisas ser um especialista em novas tecnologias para fazeres um trabalho interessante, por isso só precisas de te entregar a isto durante umas horas e seres criativo/a. Podes inclusive, enviar o documento escrito, bem como este mais visual.
       Em qualquer dos casos, independentemente da profissão, só terás a ganhar em promover as tuas experiências na rede LinkedIn (ver aqui). Neste espaço virtual poderás criar um CV online que vai transmitir toda a informação que estiver lá colocada aos interessados recrutadores que usem este tipo de rede. De momento só está disponível em Inglês, mas é uma mais-valia.
       Outra vantagem poderá ser criares cartões de visita para distribuíres por quem consideres que te possa ajudar. Quanto mais pessoas tiverem as tuas informações principais, mais hipóteses terás de encontrar o emprego desejado.
     Ah! E muito a propósito da construção de qualquer um destes modelos de currículos: Deves sintetizar ao máximo toda a informação para tentar ao máximo que nenhuma informação que te garanta a entrada para o teu emprego de sonho, passe ao lado do recrutador que te entrevistará.
       E tendo disto isto, resta apenas desejar-te a maior das sortes!!

P.S.- Se precisares de ajuda em qualquer um dos casos, no que podermos ajudar, não hesites em contactar-nos com dúvidas ou mesmo sugestões. Se não quiseres expor publicamente, lembra-te que podes sempre enviar-nos um e-mail para elaeeleblog@gmail.com .


Image and video hosting by TinyPic

8 comentários

  1. Olá Ele e Ela, ou Ela e Ele para ser mais correcto. Antes de mais, muito obrigada pela visita à minha casa virtual, voltem sempre pois serão bem recebidos! Em segundo desejo-vos um enorme sucesso, enquanto casal e enquanto bloggers. E terceiro, parabéns pelo tema, que para além de útil está muito bem escrito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada que agradecer. Nós é que agradecemos por deixares as "portas" da tua casa virtual, abertas para nós e prontas a receber-nos. Dizemos-te o mesmo! :P

      Muito obrigado pela partilha de opinião! :)

      Ela e Ele.

      Eliminar
  2. Há dois anos, a responsável pelo meu curso organizou uma palestra para nos falar sobre o CV e a importância que tem fazermos um condições. E aquilo que ela mais reforçou foi mesmo o facto de sermos originais e objetivos, porque quem estiver responsável por ler os currículos não lê só o nosso, por isso temos que ser concisos e captar a atenção logo na primeira frase.
    Excelente publicação, obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado nós pelo carinho com que nos tratas. Esperamos que sejam dicas que te sejam úteis no futuro! :)

      Ela e Ele.

      Eliminar
  3. Excelentes dicas que me ajudaram sobretudo a ter ideias. É sempre bom ter exemplos de outros. Fiquei boquiaberta com alguns CV's.

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo caso para isso!! E é bom que isso aconteça. Há que privilegiar a criatividade :P

      Ela e Ele.

      Eliminar
    2. Sem dúvida. O Europass, por exemplo, é o contrário de criatividade.

      Eliminar
    3. Completamente! E depois no meio de tantos iguais, valha-nos a sorte que é tudo menos o que queremos: deixar o nosso futuro entregue à sorte é do piorio!!

      Ela e Ele.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.