Venda de cerveja e vinho agora proibida a menores de 18!

terça-feira, junho 16, 2015

     Dia 1 de julho deste ano, a venda de cerveja e vinho vai passar a ser proibida, em qualquer estabelecimento, a menores de idade, ou seja, jovens com menos de 18 anos. A lei anterior já proibia a venda de bebidas brancas e espirituosas a menores de 18 anos mas era permitida a venda de cerveja e vinho a jovens a partir dos 16 anos. Não que nos interesse a noticia, visto que já vamos na casa dos 20, mas há que falar disto. 

     Os tempos mudaram. Aqui o Ele ainda se lembra do tempo em que, em jovem adolescente, ia comprar cervejas fosse onde fosse, para o pai e família. Alguém se importava? Não. Agora dizem que quem não cumprir com a lei pode incorrer em multas que vão desde os 500 euros até aos 30.000 euros...Viram bem, 30.000 euros. Então quer dizer, vai um jovem de 17 anos comprar uma palete de cerveja para beber com os amigos e pode vir a pagar uma multa entre os 2500 e os 30.000 euros? Achamos por bem que se eduque e que se adie, de certa forma, o consumo de álcool mas isto é fogo de vista, parece-me a mim para inglês ver. Concordamos com o controlo em locais de diversão nocturna, até porque todos conhecemos bem a realidade dos nossos jovens e os desacatos que constantemente surgem devido ao consumo excessivo do álcool, nomeadamente cerveja, mas parece-me que esta é uma solução que não resolve nada. É como se diz: quanto mais me proíbes, mais faço. É o que vai acontecer na nossa opinião, até porque o controlo nunca é aquilo que devia ser. O que acham deste tema? O que acham que podia ser feito para educar-mos os jovens a terem um consumo de álcool aceitável, ao invés de lhes impor proibições que sabemos que não serão levadas à risca?
     De qualquer maneira alegrem-se: em muitos países só é permitido o consumo de álcool a partir dos 21 anos!! Olha a tragédia ahah.
- Ele

2 comentários

  1. Acho bem por um lado, e mal por outro. Acima de tudo quero ver efectivamente é isto aplicado na prática! Porque se hoje em dia (e desde sempre que me lembro) qualquer miúdo comprava cerveja ou conseguia bebida com a maior facilidade do mundo - pois as pessoas querem é o €, isso são pormenores - mudarem ou não, sinceramente acho que não vai alterar nada. Mas enfim, não custa tentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também achamos que tem que se mudar mentalidades desde a raiz. Proibições costumam ter o efeito contrário ao desejado e o problema acaba sempre por ser a falta de interesse em cumprir com a lei. Os jovens continuarão a comprar, parece-nos a nós :p

      Ela e Ele

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.