# De Blogger para Blogger: 10 Dicas para iniciares um blogue

sábado, julho 18, 2015

       Num tempo em que se trocaram os cadernos que serviam de diários (onde ficavam registados todos os nossos dias, gostos e desamores), por um blogue decidimos auxiliar quem, como nós, decide criar um blogue.

  1. Objectivo: A índole do blogue deve ser previamente pensada. Deves saber se queres ter um blogue de moda, humorista, uma espécie de diário ou generalista, por exemplo. Claro que a qualquer altura poderias acrescentar assuntos e redefinir toda a estrutura do blogue para a adaptares à mudança que pretendes. No entanto, depois de escolheres o nome do blogue pode ser difícil relacionar-se com um novo tema do blogue, pelo que o objectivo do blogue deve estar definido.
  2. Público-alvo: É importante que na tua mente ponderes uma certa escolha de um público-alvo. E porquê, perguntas tu? Porque deves definir se pretendes captar a atenção de adolescentes, só de um público feminino ou só de um público masculino ou uma faixa etária mais avançada, por exemplo. Isto irá permitir que, no futuro, quando quiseres pesquisar assuntos a abordar no blogue te seja uma tarefa mais facilitada.
  3. Título: O nome do blogue deve ser o mais pequeno possível, mas também o mais catchy que conseguires encontrar. No entanto, não te deves esquecer de um facto essencial! Deves escolher um nome que signifique algo para ti, para que não te fartes dele passado um mês.
  4. Plataforma: É essencial que escolhas a plataforma onde irás desenvolver o teu blogue. As mais conhecidas são o wordpress, a blogspot e o sapo. Como já devem ter calculado, preferimos a blogspot. No entanto, achamos que é algo mais pessoal, pelo que deves ser tu a pesquisar e a ponderar qual a mais indicada para ti.
  1. Imagem: É importante que escolhas uma imagem para o blogue com que te identifiques. É difícil decorar um blogue se o mesmo estiver sempre a trocar de imagem (e por isto subentenda-se o background e tudo o que acarreta a parte visual do blogue). 
  2. Planeamento: Deves definir em que dias vais partilhar as tuas publicações. Deves pensar se pretendes fazê-las semanalmente, diariamente, duas ou três vezes por semana ou mesmo dia sim, dia não. É importante habituares o teu público-alvo a uma certa rotina. Depois, para te ajudares no teu trabalho de blogger, deves ter uma agenda própria que te ajude a desenvolver o teu blogue. Nós apresentámos a nossa proposta aqui.
  3. Primeira Publicação: Nesta publicação deves apresentar-te a ti e ao blogue, para que os teus leitores possam saber o que esperar. Deves revelar o que quiseres sobre ti, mas é essencial que expliques a índole do blogue, bem como mencionar a explicação do título do blogue.
  4. Redes Sociais: No nosso caso, optámos por criar uma conta no instagram e no facebook, por considerarmos que sejam as redes sociais mais interessantes para qualquer blogger, num sentido de promoção do seu blogue. Mas existem ainda outras que até nós estamos a pensar explorar. Resta que faças uma pesquisa e descubras o que mais se adequa à tua personalidade, bem como ao que procuras para o teu blogue.
  5. Promoção: Existem várias formas de promoveres o teu blogue. Afinal, teres leitores é uma forma de continuares a escrever e conseguires evoluir o blogue, por isso, sem dúvida, deves apostar na promoção do que escreves. Há várias plataformas para o efeito (Blogging; BlogsPortugal, etc), mas também vários grupos no facebook.
  6. Antecipa-te: Um óptimo truque para qualquer blogue, na nossa opinião, é que te antecipes a ti mesmo/a! O nosso conselho é que escrevas algumas publicações e que as guardes para quando não tiveres tanto tempo ou inspiração para escreveres. Se as tiveres em rascunho, isto é, em reserva, a qualquer altura as mesmas te podem safar.


       Esperamos que te sejam dicas úteis e resta-nos pedir-te que nos apresentes o teu blogue assim que o cries, está bem? Já sabes que é fulcral manteres contacto com outros blogues e nós até somos simpáticos, por isso, porque não começar por visitar o nosso blogue e deixares o teu comentário? Ficamos à espera... ahah

Image and video hosting by TinyPic

14 comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado. Se pudermos ajudar alguém, ficaremos felizes! :)

      - Ela e Ele.

      Eliminar
  2. É fundamental criarmos um blogue porque é algo que nos interessa e não porque está na moda e depois sabermos exatamente o que pretendemos fazer, que rumo lhe queremos dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é fundamental e julgamos que se subentende. A vida é demasiado curta para fazermos o que não gostamos :P

      - Ela e Ele.

      Eliminar
  3. Óptimas dicas!! E leiam bem que estes meninos sabem do que falam :)) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre uma simpatia! :P
      Ficaríamos contentes se pudéssemos ajudar alguém, só isso...

      - Ela e Ele.

      Eliminar
  4. Eu não digo que vocês são os mais queridos de sempre!
    Aplaudo-vos de pé!
    Clap Clap!

    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Amélie... Somos uns mimados por ti! Que booom! :P

      - Ela e Ele.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Nós também andamos sempre a ver publicações do género pois aprendemos sempre qualquer coisa, por isso decidimos também nós partilhar as nossas próprias dicas, com o intuito de, quem sabe, ajudar alguém que esteja por esse lado a ler :)

      - Ela e Ele.

      Eliminar
  6. Gostei muito das dicas. Eu já tive conta em várias redes sociais, mas não conseguia atualiza-las nem fazer publicações com qualidade, por isso decidi encerrá-las :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... É de facto trabalhoso, ainda que o facebook, por exemplo, seja mais prático, as redes sociais de forma geral, são difíceis de trabalhar por exigirem actualizações. Mas aconselhamos-te a andares pelo facebook... :)

      - Ela e Ele.

      Eliminar
  7. Não concordo com alguns dos pontos mas, no geral, boas dicas! Espero que levem mais gente a criar um blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós gostamos é de ideias contrastantes, por isso se quiseres ajudar com algumas dicas tuas, por certo que muitas pessoas te agradeceriam! :)
      Muito obrigado pela simpatia!!

      - Ela e Ele.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.