#16 Receita Casal Chef: Arroz Doce

domingo, outubro 25, 2015


       Esta é uma daquelas receitas que só se podem fazer em dias em que a paciência e o tempo abundem, pois para que fique mesmo bem feita é preciso muito tempo de concentração na realização desta sobremesa... Achamos que não é por mero acaso que a receita costuma estar vulgarmente direccionada para as avós, que têm muito tempo para a confecção e, de modo geral, muita paciêêência! Mas se tiveres oportunidade, ou se ainda não comeste aqueeeeeeeele arroz doce que é mesmo muito bom, então deves experimentar fazer esta receita. É que arroz doce há à venda em muitos locais e está em muitas festas e eventos, mas como este... Delicioso como este garantimos que há muito poucos!
A diferença desta receita e das demais é mesmo o amor e a doçura com que tem que ser feita.

Ingredientes:
  • 2 chávenas (grandes) de arroz carolino;
  • 3 chávenas (grandes) de água;
  • Sal q.b.;
  • 3l de leite;
  • 750gr de açúcar;
  • 3 raspas de casca de limão;
  • 1 vagem de baunilha;
  • 1 pau de canela;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 4 gemas;
  • Canela em pó q.b.

Modo de Preparação:
       Coloca-se a água a ferver, com o arroz, a manteiga e o sal, até o arroz começar a abrir. À parte mete-se o leite a ferver em lume brando, com o limão, a vagem de baunilha e o pau de canela. Quando o arroz estiver a começar a abrir, vai-se adicionando aos poucos o leite e o açúcar, mexendo sempre muito bem. Deve ter-se o cuidado de juntar pouco a pouco mesmo, mexendo sempre durante bastante tempo, o que leva cerca de 1.30h.
       Entretanto, quando estiver quase a terminar, bate-se as 4 gemas. Depois deve ter-se o cuidado e a rapidez de misturar primeiro uma parcela do preparado do arroz (para que não coza as gemas) e, posteriormente, juntamos este último preparado das gemas ao do arroz, que deve ter permanecido em lume brando. Depois basta empratar o arroz, enfeitá-lo com a canela e deliciar as papilas gustativas!! 




       Esta é mesmo uma daquelas receitas ideais para partilharem com quem mais gostam! Por isso partilhamos convosco e neste dia que é tão especial para mim (Ele) por fazer anos. Ah! Por falar nisto, nós andamos hoje a festejar em conjunto os nossos aniversários e não queremos deixar de frisar que têm até à meia noite para se habilitarem a ganhar um bolo de frutos vermelhos da Bolinhos à medida. (Sabe como ao clicar na imagem abaixo!)


Image and video hosting by TinyPic

6 comentários

  1. Não conhecia essa receita :) Eu faço sem ovos :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais semelhante a uma receita vegan ahah
      Mas tenta fazer assim e depois diz-nos a tua opinião! :)

      Eliminar
  2. Meu Deus, adoro arroz doce! E agora fiquei com vontade de comer. Adoro principalmente o que a minha avó faz, é tão bom! Agora uma dúvida em relação à receita: Será que dá para fazer com outro tipo de arroz ou tem de ser obrigatoriamente Carolino? =P Acho que quando for à minha cidade num dos próximos fim-de-semana vou pedir à minha avó que faça. E agora lembrei-me que me esqueci de comer um pudim que ela tinha feito para mim...que pena. =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convém que seja Carolino, Ricardo, porque é mesmo próprio para fazer arroz doce. É que este arroz acaba por quase se desfazer no doce. Provavelmente a receita da tua avó não difere em muito desta ... :P

      Eliminar
  3. Gosto tanto de arroz doce, mas do que é bem feito! Tenho uma tia na França, que sempre que cá vem fica uma tarde interia de volta das panelas a fazer arroz doce. O dela é, sem dúvida, o meu favorito! :)
    Este tem ótimo aspeto!
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É porque fazer arroz doce do bom leva imeeeeeeeenso tempo...

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.