#4 De blogger para blogger: O que não gostamos de ver em blogues

segunda-feira, dezembro 21, 2015

Créditos da imagem (aqui).
       Já quase que estamos a fazer um ano de blogue, e já passámos por várias coisas que gostámos mais e menos, vamos dar a nossa opinião do que não gostamos de ver em blogues. Atenção que não achamos que somos melhor ou pior que nenhum dos outros blogues por isto, achamos somente que gostamos de dizer/ fazer aos outros o mesmo que gostaríamos que nos fizessem a nós. Não achem que é uma publicação pretensiosa como se também não houvesse pessoas a não gostar do nosso blogue ou que não tenhamos muito que melhorar também. O que estamos é a dar a nossa opinião sobre o assunto, como gostaríamos também de depois saber a vossa. Cá seguem então os principais aspectos que nos fazem fechar o blogue, na maioria das vezes, sem sequer ler o que lá está escrito:

Créditos de imagem (aqui).
  • Layouts versão árvore de natal. Há muitos blogues por essa blogosfera fora que festejam o natal o ano inteiro, sem árvore de natal, mas fazendo do seu layout algo semelhante. Usam cores berrantes que quase que fazem doer a vista como um belo rosa choque ou talvez um amarelo ou até mesmo várias destas cores juntas. Usam ainda vários tipos de desenhos e tudo misturado de forma a que nem dá para perceber que tipo de blogue é e/ou que assuntos aborda. Por isso mesmo a nossa sugestão é sempre que optem por layouts simples, mas chamativos. Nem têm que optar por tudo branco e preto sem imagens, nem por só imagens em tons flourescentes. Tudo tem que ter um meio-termo...

    Créditos da imagem: aqui.
    "Coloco aqui o cão só porque é bonito, quando estou a falar da obra de Camões": não faz sentido!
  • Imagens que não estão relacionadas com o contexto. Irrita-nos imenso sermos atraídos por imagens e depois descobrir que o tema dos textos nada tem a ver com as mesmas. O mesmo também calculamos que aconteça. Por vezes também devemos deixar de ler alguns textos porque as imagens não são cativantes. Devemos sempre ter plena noção dos assuntos que abordamos e devemos relacionar as imagens com o assunto para não enganar o público-alvo. A nossa sugestão é que optem por tirar fotografias a objectos que gostem e andem sempre com a máquina fotográfica ou um telemóvel que sirva para o efeito, para depois terem imagens para usar nas vossas publicações. Podem sempre pesquisar também imagens, mas não se esqueçam de colocar os devidos créditos.
  • Toneladas de informação na barra lateral do blogue. A verdade é que não podem esperar que se leia tudo o que está na barra lateral, principalmente se estiver muito carregada. Usem a barra lateral somente para as informações mais importantes, como as redes sociais do blogue, informações sobre o tipo de blogue, e outras indicações igualmente importantes e simples. Lembrem-se que simples e menos é mais!

    Créditos da imagem: aqui.
  • Textos injustificados e/ou com erros ortográficos. Se há coisa que nos tira do sério são erros ortográficos. Como podem certos estrangeiros saber falar tão melhor a nossa própria língua, que conhecemos desde a maternidade que nós, os próprios portugueses?! Por favor, procurem formar-se. Leiam mais, pesquisem mais e escrevam mais. O word até corrige os erros, só têm que rever os textos antes de os publicarem. Deixamos a dica que é útil para a vida. Já foi comprovado por vários questionários e inquéritos que um dos fortes motivos que leva a que um encontro amoroso não dê certo sejam os erros ortográficos! A par disto, os textos injustificados também não primam propriamente pela beleza e organização. É mesmo um dos fortes motivos para não nos apetecer tanto ler um texto que fica com uma imagem bastante descuidada. Justifiquem os textos antes de os publicarem por favor!
  • Pedidos de código quando tentamos fazer comentários. Dizemos tentamos porque a maioria das vezes deixamos de comentar por este motivo. Digam-nos lá o motivo pelo qual têm este tipo de códigos?! Honestamente não percebemos! Mas pedimos encarecidamente que retirem as encriptações de comentários. Tal como nós, mais pessoas devem deixar de comentar o vosso blogue por isso.
    Créditos da imagem (aqui).
  • Não responderem aos comentários e/ou fazê-lo nos blogues de quem comenta. Se nós vamos até a um blogue e decidimos comentar uma publicação, então merecíamos uma resposta como forma de agradecimento e atenção ou não? Nós achamos que sim! E quanto aos que comentam no nosso blogue ao invés de responderem no próprio, expliquem lá o motivo. É que muitas das vezes em que isso acontece nem comentam a publicação em si, limitando-se a responder ao comentário que fizemos. Isto então passa os nossos limites. Dá-nos de imediato vontade de não voltar ao tal blogue. É que não faz meeeeeeeeesmo sentido nenhum nas nossas cabeças. Gostávamos mesmo de saber o motivo que leva estas pessoas a fazerem isto. Acham que assim, ao ignorarem o nosso trabalho, vai dar mais valor ao tempo que dispensaram a visitar o nosso espaço para responder ao comentário que fizeram?! Bom, sem mais comentários quanto a este assunto.
  • Terem música em modo automático. Então nós estamos muito bem a ver o feed de notícias, à procura dos temas que mais nos parecem cativar quando de repente surge uma barulheira infernal que se impõe por cima de alguma música que gostemos e estejamos a ouvir no momento. E o pior é que senão tiverem num computador actual, ou se o vosso computador tiver alguns problemas, então torna toda a pesquisa de blogues muito mais lenta só porque alguém nos quer impingir a música que ouve. Não gostamos nada. Podiam colocar as músicas mas sem o modo automático. Assim, se quisermos ouvir música temos opção de escolha e não somos obrigados.

    Crédito de imagem (aqui).
  • Escreverem só escrever. Abrir um blogue e ler publicações que não passam nenhuma mensagem é uma perda de tempo para nós que, mesmo sendo apreciadores de leituras blogosféricas, não gostamos de descobrir, no final da publicação, que foi tempo perdido. Não escrevam só para dizerem que têm uma publicação nova. Não sejam vagos no que escrevem, sem dizerem nada em concreto. Esta é a nossa opinião pelo menos.
       Estas são algumas das coisas que mais rápido nos fazem fechar um blogue com a mesma rapidez com que o abrimos. E vocês, costumam sentir o mesmo em algum destes aspectos? Podem criticar também o que não gostam no nosso blogue que se forem críticas construtivas até vos agradecemos! :)

Image and video hosting by TinyPic

18 comentários

  1. Eu respondo nos outros blogs e nao no meu porque infelizmente nao consigo. Deve ser do tema que utilizo ou assim. Mas ha muita gente que nao consegue por acaso. De resto, concordo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecíamos essa possibilidade. Obrigado pelo aviso! É que de facto nunca compreendemos o motivo. Podes sempre pedir ajuda. Se calhar é uma opção simples...

      Eliminar
  2. Tem cuidado com a organização do blogue é fundamental para que o leitor não se canse, e isso tanto diz respeito às cores do layout como às próprias cores da publicação, tipo de letra, tamanho,... e uma infinidade de coisas que interferem.
    Antes tinha a música em modo automático, mas depois alterei isso. O facto de eu gostar daquelas músicas não implica que quem visita o blogue gosta. Continuam lá, mas só se as quiserem ouvir.
    Vou sempre responder ao comentário no blogue da pessoa, porque é uma forma de garantir que vê a resposta (só respondo no meu se a pessoa em questão não tiver), mas tenho o cuidado de comentar primeiro a publicação que fez. É uma questão de respeito e de bom senso.
    De um modo geral, concordo convosco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre importante tentarmos ler as publicações, pelo menos algumas, como estão publicadas no próprio blogue para tentarmos perceber se temos interesse ou não. Para percebermos se é legível etc.
      Quanto à música, por acaso gostamos das que metias. Muitas vezes o mesmo não acontece o mesmo e é um pouco incomodativo...
      Quanto ao modo de resposta... Nisso não concordamos. Se a pessoa quiser ver a resposta, faz como nós e recebe a notificação. Mas pronto, ainda bem que não gostamos todos no mesmo! :P

      Eliminar
  3. Já abordei alguns destes temas e não podia estar mais de acordo com a vossa lista. A única coisa que discordo é da questão de "se decidimos comentar uma publicação, então merecíamos uma resposta como forma de agradecimento", não é bem assim. Concordo que se deva responder mas quando se justifica. Se for uma conversa ou debate de ideias faz todo o sentido, agora existe uma grande percentagem de utilizadores que se ficam pelo "concordo contigo" ou "gostei muito". Nestes casos respondia o quê? "Boa"? haha.

    Sem dúvida que o que mais irrita são pessoas que vão até ao nosso blog para responder a algo que dissemos no deles. Ainda hoje isso me aconteceu, e o pior é que não é a primeira vez que o blogger em questão faz isso. No meu caso nunca aceito esses comentários, são eliminados na hora.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A intenção era mesmo quando fazemos uma pergunta ou estamos discutir um tema e ninguém nos responde. Era nesse sentido. Se calhar não nos explicámos bem...
      Mas sim, nós também temos uns quantos visitantes que nos fazem isso de vir responder a comentários que fizemos no blogue deles e nós não achamos nada bem. Não revela respeito nenhum e não dá grande vontade de voltar a comentar...

      Eliminar
  4. Não concordo que se tenha que responder a todos comentários mas sim aqueles que fazem sentido teaponder. Quanto ao resto concordo em tudo :) mas o que me irrita mesmo são os layouts que ferem o olho e a música.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não a todos, mas quando fazemos uma pergunta, esperamos uma resposta, era mais a isso que nos referíamos. Quanto aos layouts é mesmo imediato. Não conseguimos ler e desistimos...

      Eliminar
  5. Eu antes respondia no blog de quem comentava porque achava que as pessoas não sabiam quando lhes respondia ao comentário! Mas já percebi como é que isso funciona :p
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog
    Giveaway - Vale 25€ Kiko

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nós percebemos certos casos quando nos explicam, mas calha sempre mal recebermos comentários de outros assuntos em publicações que nada têm a ver...

      Eliminar
  6. Concordo com tudo menos a obrigatoriedade de responder. Eu escrevi um texto e se as pessoas quiserem comentam, respondendo ao que eu escrevi (já há um enunciado e uma resposta). Só respondo a comentários quando há de facto uma pergunta ou algo a acrescentar, nunca simplesmente para fazer mais conversa - mesmo que me provoque reações como um oh de alegria ou tristeza - até porque isso todos fazem. Como o meu paizinho me ensinou: se não tens nada a acrescentar, fica calada. Ehehehehe.

    Hei-de escrever um dia sobre isso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós não fomos explícitos quanto ao que queríamos dizer. O que queríamos era referir casos em que realmente fazemos perguntas ou mostramos outros pontos de vista, à espera de uma discussão. Não estávamos a referir-nos a comentários estilo "agora fizeste-me mesmo rir" ou "a roupa fica-te bem". Concordamos que senão temos nada a acrescentar, devemos poupar energias ao invés de as gastar em vão.

      Mas entretanto ficamos à espera desse texto sobre isso, sim? :P

      Eliminar
  7. Concordo plenamente com tudo o que foi dito. Sei que por vezes cometo erros ortográficos mas isso deve-se ao facto de pensar mais rápido do que escrevo, já a minha professora de português me dizia isso. Ás vezes também repondo no outro blogue mas é porque quando o estou a visitar me lembro de que tinha um comentário desse/a mesmo bloguer no meu e não respondi ainda. =P

    http://www.mnightcoffee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns erros de vez em quando só não acontece a quem não escreve em computador. Às vezes até estamos a escrever e ver televisão ou algo do género e acabamos por nos distrair... Agora erros sucessivos não dá para aguentar! Era mais a isso que nos referíamos.
      Quanto a comentários referentes ao assunto y em textos sobre j... Nós não concordamos. Mas pronto essa é a nossa perspectiva. Ainda bem que não gostamos todos de azul para poderem existir outras cores no arco-íris!

      Eliminar
  8. Discordo um pouco na parte dos comentarios e das respostas mas tirando isso sou de acordo!!

    Abraço (:
    NEW POST! Christmas Songs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais gostamos na blogosfera é mesmo a troca de ideias. Ainda bem que não gostamos todos de azul, senão nunca existiria o arco-íris eheh

      Eliminar
  9. No meu blog não tenho o tal codigo irritante... mas desde que uma pessoa por maldade expos nos comentarios uma situação da minha vida que eu não queria divulgar, passei a rever os comentarios antes de serem automaticamente publicados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, às vezes as pessoas conseguem ser muito más e nada disto, desta partilha de ideias e afins deve servir para nos deixarem deitar abaixo, por isso fazes muito bem! Não te deixes afectar!! Nós ainda não tivemos essa vertente mais negativa no nosso blogue, mas compreendemos o teu ponto de vista.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.