O que procurar num telemóvel? E quais as melhores alternativas aos telemóveis "da moda"?

quinta-feira, dezembro 17, 2015

Em altura de natal deixamos algumas alternativas aos telemóveis mais caros, ideais para uma prenda de natal!
Créditos da imagem: aqui
     Todos os anos novos smartphones são lançados com renovada tecnologia, de forma a convencer-nos a comprar. Os telemóveis tornaram-se dos objectos mais importantes para todos. Tornaram-se também num dos luxos mais adquiridos e explorados do mercado, tanto pelas marcas como pelos consumidores. Perfeitos para o dia a dia, adaptáveis, realmente práticos e versáteis e um excelente passa tempo (como quando se vai ao Instagram para adormecer, como no meu caso (Ela)). Mas se há coisas que sempre nos passou pela cabeça foi: porquê usarem todos Apple ou Samsung? Porque tem de haver tamanha febre sobre o novo Samsung Galaxy S6 ou o iPhone 6S (ou outros!)? Há imensas formas de ter um excelente telemóvel sem pagarem a marca. É exactamente sobre elas que falamos hoje.
       À parte da marca, que em boa verdade só devia interessar-nos para sabermos o historial de avarias ou o seu desempenho como referência, há 3 coisas que nos parecem muito importantes num telemóvel:
  1. Câmara Fotográfica: Mesmo não tirando muitas fotografias e parecendo à partida algo irrelevante, nunca se sabe quando é que isso pode mudar e a longo prazo é uma das coisas que provavelmente se arrependerão de não ter. Numa viagem ou um passeio inesperado, uma boa câmara será sempre muito importante. O aconselhável seria uma câmara acima dos 5 megapixels para evitar fotografias de qualidade muito duvidosa.

    Créditos da imagem: aqui
  2. Sistema Operativo indicado para cada um: Neste momento no mercado existem o iOS, o Android e o Windows Phone. Todos eles são bastantes directos e fáceis de usar. Os iOS  estão presentes nos telemóveis da Apple e vêm já com um número bastante grande de aplicações. É ideal para quem quer algo bastante rápido e sem se incomodar. O Android,  por seu lado, é bastante personalizável podendo, dentro do mesmo tipo de telemóvel, encontrar versões diferentes com elementos diferentes. É tão fácil de usar quanto o iOS, rápido e ágil, mas pede algum interesse do utilizador em personalizar o seu telemóvel com as suas aplicações preferidas e como as quer dispor. O Windows Phone é o mais recente e é muito semelhante ao layout dos computadores. Peca por ainda não dispor de muitas aplicações. Aqui o manuseio do telemóvel é o ideal, portanto se estão a pensar comprar algum vão a uma loja e experimentem para perceberem se é o indicado.
    Créditos da imagem: aqui
  3. Tamanho do ecrã: Pode parecer pouco relevante mas na verdade não é. Os telemóveis variam muito de tamanho e alguns de maiores dimensões só conseguimos manuseá-los usando as duas mãos. Outros, mesmo com uma mão esforçamos-nos para chegar com o polegar acima e abaixo como são por exemplo os ecrãs de 5.5 polegadas para cima. Normalmente os ecrãs variam entre 4 a 6 polegadas. Até 5 é um telemóvel perfeitamente manuseável com uma mão. Depois disso já dificulta. Isto é importante porque devem considerar o seu transporte e manuseio. Telemóveis com ecrã maior e boa resolução serão ideais para quem joga e vê bastantes filmes. Se não for o caso, optem por um telemóvel mais pequeno.
       Tendo dito isto, eis as marcas que merecem mais destaque do que aquele que têm:

Wiko
       A Wiko é uma marca cada vez mais presente no mercado português e as suas cotações têm vindo a subir. Surpreende nas lojas não só pelos baixos preços mas pelo seu desempenho incrivelmente capaz. Um exemplo: Wiko Highway Star, recentemente introduzido e um dos telemóveis mais impressionantes do mercado. Processador Octa-core 1.5GHz, câmara de 13 MP. Desbloqueado e Dual-SIM. Já o experimentámos em loja e o seu processador bastante rápido mesmo ao executar aplicações mais pesadas. tamanho ideal, muito boa câmara e excelente processador. 

Preço: Normalmente 350 euros mas de momento a 299 euros na Fnac.





Laiq
       Provavelmente o mais desconhecido da lista para muitos, mas para os mais atentos já terão dado conta da capacidade desta marca. São conhecidos apenas dois modelos: New York e Dubai, esta marca incorpora um design simples e um sistema operativo Android 4.4, a um processador de oito núcleos e a uma câmara 13 MP (versão Dubai). O único senão que encontramos é dispor de apenas 1GB de RAM o que pode tornar o telemóvel algo limitado quando forem instaladas muitas aplicações.

Preço: 169 euros.


Huawei
       Aqui está uma marca que rompeu com o domínio das grandes marcas e que cresceu no nosso mercado. Para além de conhecida e low-cost, esta marca é viável e de bom desempenho. O design da maioria dos modelos é bastante clean e a definição de imagem é um dos pontos fortes. Exemplo: Huawei Ascend P7. Boa câmara de 13 MP e uma boa câmara frontal de 8 MP ao contrário dos 5MP encontrados na maioria dos competidores directos. 2GB de memória RAM e um processador Quad-Core, faz deste exemplo um dos grandes modelos da marca a preços acessíveis.

Preço: 250 euros.



HTC
       A HTC é uma das marcas mais fiáveis do mercado. Aqui falamos por experiência própria que eu (Ele), tenho um, embora seja dos mais baratinhos e seja bastante limitado. Nunca deu problemas e na altura competia directamente com grandes telemóveis. Hoje, a HTC produz telemóveis para todos os gostos e para todos os preços. Neste caso vou deixar um exemplo para aqueles que procuram um telemóvel para trabalhar e barato em termos de preço/qualidade: HTC Windows Phone 8X. Este telemóvel é muito bom com aplicações como o Outlook. Sistema operativo adoptado pela HTC é o Windows e é rápido e fácil de usar e não fica atrás em relação a nenhum outro no mercado. Ideal para quem procura explorar um telemóvel pela sua componente profissional. Apenas dizer ainda que a HTC é muito forte no áudio que incorpora nos seus modelos. Também para quem procura boa áudio de alta definição.

Preço: 163, 77 euros.



LG
       A LG, apesar de conhecida, não se destaca nos sector dos telemóveis, ao contrário do que acontece com as televisões. Ora isso só é justificado com a grande competição que existe no mundo dos smartphones porque a LG apresenta telemóveis muito bons e com designs que apelam a qualquer público. Aqui deixo o exemplo de um telemóvel mais acessível que os anteriores para quem procura um telemóvel de confiança e barato. O LG Spirit H420 é um telemóvel prático e simples. Processador Quad-core com 8GB de memória interna e 1GB de RAM. Não é ideal para um uso extensivo e exaustivo, mas perfeito para aqueles que pouco pegam no telemóvel e para aqueles que exploram pouco a internet ou as aplicações. Com um bom cartão de memória, o utilizador pode explorar e utilizar mais aplicações mantendo o bom rendimento do telemóvel.

Preço: 130 euros.



BQ
           Quem conhece a BQ? Nós não conhecíamos até começarmos recentemente explorarmos o meio dos smartphones. E que surpresa! Mais uma marca que oferece modelos de refinado design e que procurou potenciar cada especificação. Exemplo: BQ Aquaris E5 LTE. Este é um fantástico telemóvel que explora muito bem elementos como a câmara de 13 MP Dual-Flash e Auto-Focus com o tipo de lentes usado pela Sony, uma das marcas mais conceituadas pela sua câmara fotográfica. Ideal para quem tem uma vida social muito activa e explora muito o Instagram, Facebook, Pinterest ou outros meios para efeitos semelhantes.

Preço: 199,99 euros.



     Aqui ficam as sugestões que deixamos para quem estiver a pensar comprar um telemóvel. Lembrem-se sempre de ir a várias lojas, comparar preços e principalmente experimentar primeiro antes de comprar para compreenderem se é mesmo esse o telemóvel que pretendem. A nossa procura também continua. Bem que já merecemos uma actualização não concordam? :) Aceitamos claro, as vossas sugestões e opiniões sobre os modelos e as marcas sugeridas!
Image and video hosting by TinyPic

8 comentários

  1. Antes de comprar o iphone 4s andei a ver os wiko e os bq.. mas depois rendime ao iphone nao sei bem porque..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que realmente são mais baratos até nas aplicações :P

      Eliminar
  2. Olá Casal Mais Simpático Ever!
    Não podia estar mais de acordo!
    É verdade que há pessoas que fazem tudo a partir do telemóvel, e quando falo de tudo, falo de trabalho e ai justifica-se um investimento maior que garanta que se consegue mexer em programas pesados, em rapidez de resposta a várias aplicações e afins, agora só por ser "in" ter um iphone isso nunca vou entender.
    No outro dia uma miúda de 12 anos diziam-me que não percebia porque não podia ter um iphone no Natal, e eu perguntei-lhe:"Mas para que querias o iphone?" e a óbvia resposta:"Oh porque é giro e porque todos têm!"
    Quem só usa o telefone para mandar e receber sms, telefonar, viber, whatsapp, ir ao facebook, instragram, snap e tirar fotografias realmente não faz qualquer sentido comprar um iphone ou samsung topo de gama.
    Por outro lado, viva a liberdade e cada um compra o que quer!
    Beijinhos e um excelente fim-de-semana*****

    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes os pais, na procura incessante de dar o melhor aos filhos acabam por achar que não há alternativa a isso. Mas é um investimento bastante grande que, sem dúvida, não dá para todos os bolsos. Por muito que se queira ignorar, é sabido que muitas pessoas se endividam para conseguirem ter um iphone só pelo suposto estilo. Na nossa opinião, qualquer um destes telemóveis também dá para a grande maioria das funcionalidades e já é um grande investimento...

      Beijinhos Amélie. Um excelente fim-de-semana também para ti!

      Eliminar
  3. Samsung Galaxy J5, o melhor low cost do mercado neste momento.
    Com um ecrã super AMOLED 5", o mesmo dos topos de gama, num baratuxo! :D

    http://nuagesdansmoncafe.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa dica! Obrigado! :)
      Queríamos procurar fugir aos samsungs e iphones, mas... Que venha o melhor tendo em conta a relação qualidade-preço.

      Eliminar
  4. Gostei das sugestões que mostraste, e gostei particularmente da variedade de preços que vi neste post. De momento estou satisfeita com o meu lg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentámos juntos descobrir o melhor, a preços mais acessíveis que os ditos telemóveis da moda! :P

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.