Dicas para termos unhas perfeitas (Para ELAS e para ELES!)

segunda-feira, janeiro 25, 2016

Créditos da Imagem: Aqui.
       Este é um tempo em que a aparência importa muito. Para nós nada tem a ver com a cor da pele, com o tipo de roupa que preferem vestir ou o tipo de acessórios que preferem usar, como a maioria. Para nós o que importa é ter uma aparência limpa e cuidada, sendo tudo o resto menos relevante. Em muito isso passa por ter umas mãos bem arranjadas e tratadas, o que é válido tanto para o sexo feminino como para o masculino. Se há coisas que nós sempre reparámos nos outros foi nas mãos. Dizem muito sobre nós: ditam a nossa idade, ditam os nossos cuidados diários, ditam em muito quem somos. Nós preferimos ser do tipo cuidado e causar uma boa primeira impressão mais que não seja nas mãos ahah. Por isso vamos dar-vos várias dicas para conseguirem ter umas unhas bonitas e saudáveis!
       Dicas para termos unhas perfeitas:

*1º Cortar.
       Primeiro que tudo o importante é cortar as unhas no tamanho pretendido. A forma mais indicada e mais simples é usando um típico corta-unhas. É fácil e rápido.
       Agora a dica para as meninas: Se quiserem as unhas direitas, basta cortar, de forma recta. Caso prefiram arredondar, podem fazer da mesma forma e moldar no passo seguinte. Se, por outro lado, quiserem as unhas mais pontiagudas, então devem cortar ligeiramente dos lados, para que a tarefa seguinte seja mais rápida e facilitada.


As melhores limas são as de cristal. Duram uma vida e são as melhores para o tratamento das unhas.
Créditos da imagem: Aqui.
*2º Limar. 
       Depois de cortar as unhas ficam mais predispostas a partirem-se. Quantas vezes já vos aconteceu partir as unhas mesmo pelo sabugo?! Se limarem as unhas depois de as cortarem têm menos riscos de isto acontecer. Por isso é importante que também eles cumpram este passo. Devem limar sempre na horizontal, somente as pontas das unhas, e sempre num mesmo sentido (nunca num sentido vai e vem!), para que não escamem com facilidade, nem se tornem quebradiças. 


*3º Demolhar as mãos.
       Colocar as mãos numa taça com água morna e um pouco de sabonete líquido para amolecer as cutículas. Basta que o façam por um ou dois minutos, no máximo. Não prolonguem por muito tempo para que os dedos não comecem a ter aquele aspecto rugoso. Deve ser somente o tempo suficiente para que consigam cumprir com êxito o passo seguinte.
       Existe também a possibilidade de fazerem o passo seguinte depois do banho, que o efeito será o mesmo.


*4º Retirar as peles em torno das unhas.
       Devemos usar um alicate previamente esterilizado e próprio para o efeito, para retirar as peles que surgem à volta das unhas. Nunca, mas mesmo nunca devemos arrancar com os dentes essas peles, pois acabamos por criar feridas que estão sujeitas a todo o tipo de micróbios...


*5º Puxar as cutículas.
       Se há erros frequentes no tratamento das unhas é cortar as cutículas. Se existem é por algum motivo. Deve primeiro investigar-se se fará ou não alguma diferença no nosso bem-estar a remoção de algo que é natural no nosso corpo. No caso das cutículas faz diferença, já que servem para prevenir a entrada de microorganismos indesejados nas nossas unhas. Assim, ao cortá-las com o alicate, vamos retirar essa protecção e estaremos mais susceptíveis a apanhar fungos e afins. Então o que fazer para que as unhas tenham um aspecto tratado? Puxar as cutículas com um instrumento próprio, ao invés de as remover com o alicate. Há quem diga também que basta hidratar. Essas pessoas não tinham umas cutículas tão grandes como as nossas conseguem ser, por vezes ahah. Nas unhas em que temos quase metade da unha tapada com a cutícula o que fazemos é puxar para trás e remover somente a parte em excesso com o alicate. Cumpre as mesmas funções e fica com bom aspecto.


Esta foi uma aquisição recente da Pluricosmética. Eu (Ela) adoro a marca Golden Rose.
De uma semana para a outra notei visíveis alterações nas minhas unhas com este verniz!
*6º Colocar Base Fortalecedora.
       Para elas: É importante sabermos o que as nossas unhas necessitam e hoje em dia há base coats que nos ajudam a tratar dessas necessidades. Não são mais do que um verniz que se usa antes de se pintar com o verniz propriamente dito. Existem uns específicos para unhas quebradiças, outros mais especializados em endurecer as unhas. O importante é colocarmos sempre uma base que fortaleça a unha antes de colocarmos qualquer verniz, até porque farão com que o verniz dure mais tempo.
       Para eles: existem bases fortalecedoras próprias para os homens, que protegem e hidratam sem deixar marcas de uso. Ou então podem optar por usá-las durante a noite e retirar ao amanhecer. 



7º Pintar com o verniz escolhido.
       Quanto a isto, as meninas não devem precisar de grandes dicas. Ainda assim, eu (Ela) deixo-vos uma: Se quisermos pintar de amarelo ou cor-de-laranja, que são cores mais difíceis de conseguir, devemos pintar primeiro de branco e só depois da cor pretendida, pois será mais fácil de conseguir ter êxito.


Estes vernizes também pertencem à marca Golden Rose da Pluricosmética. Dá para perceber que é a minha (Ela) marca de eleição? É para base fortalecedora, é para top coat matizado ou para uma brilhante e de secagem rápida. Não conheço melhor!
8º Usar um Top Coat
       A maioria das raparigas quer ter umas unhas perfeitas, mas sem ter muito trabalho, o que não inclui esta tarefa. Mas eu (Ela) acho mesmo que é um benefício. Muitas das bases fortalecedoras que se encontram à venda hoje em dia têm também a função de top coat (aquele verniz que dá mais brilho). Assim conseguem ter muito mais sucesso com as cores escolhidas para pintar as vossas unhas. Aliás, se usarem um top coat como o meu podem até ter a tarefa de ter umas unhas perfeitas com rapidez, já que alguns desses vernizes fazem com que as unhas fiquem secas em pouco tempo.


*9º Colocar óleo de cutículas.
       Este passo é muito importante e deve ser feito com regularidade. Se as cutículas estiverem hidratadas não crescem tanto e não dão tanto trabalho... Se conseguirem, tratem de cumprir este passo, pelo menos, uma vez por semana.


*10º Hidratar as mãos, cutículas e unhas com creme.
       Os rapazes podem colocar o creme logo que terminam a manicure, senão usarem a base fortalecedora. Já as meninas devem esperar que o verniz seque. Só depois devem aplicar o creme nas mãos. Devem fazê-lo uma vez por dia, idealmente. Este passo é ainda mais importante aquando do termino das lides domésticas e, principalmente, nestas alturas de vagas de muito frio. No entanto, não devem descuidar-se em nenhuma altura do ano. Afinal, ter mãos hidratadas e cuidadas, é ter mãos saudáveis!

*As alíneas marcadas representam as dicas que pretendem abranger o público masculino.


A minha (Ele) opinião: 
       É verdade que eu (Ele) sou mais preguiçoso e custa-me perder tempo a tratar das minhas unhas, mas a verdade é que a Ela me tem ajudado a melhorar neste aspecto, e eu reconheço que é melhor para o meu bem-estar, mas também para a minha aparência, no geral. Admito também que não gosto, e que foi difícil a (Ela) me convencer que é necessário. Não me ensinaram a ver com bons modos estas ditas mariquices. Eu próprio não me sinto plenamente confortável. É demasiado metrosexual para mim... Mas é mesmo uma questão de hábitos. Detesto quando as unhas se partem pelo sabugo e ficam a doer, porque se partiram por falta de cuidados. Detesto quando vejo as peles em torno das unhas. Acabo por as arrancar com os dentes e criar pequenas feridas. Por isso mesmo prefiro cumprir estes passos do que sofrer as consequências. É certo que me custa muita paciência, mas é necessário. Recomendo que o façam também, caros homens que poderão estar desse lado...


A minha (Ela) opinião:
       É certo que todo este processo dá trabalho. Mas se querem ter as unhas perfeitas, então é como dizem "há que sofrer para bela/o ser". Neste caso, há que perder ter tempo. Isso e ter outros cuidados... Nós (a mim, Ela, me incluo), as meninas principalmente, temos a mania de usar as unhas para tudo e mais alguma coisa. Para ajudar a limpar, por exemplo. Mas existem outros meios mais próprios e menos desagradáveis para o nosso bem-estar. Por isso usem luvas para lavar a loiça e afins. E principalmente: não usem as vossas unhas como instrumentos para o que quer que seja que as possam prejudicar! 
       Outro aspecto a ter em mente é que a nossa alimentação influencia em muito toda a nossa saúde, o que inclui, obviamente, o estado das nossas unhas. Por exemplo, sabiam que comer gelatina ajuda a ter umas unhas fortes e saudáveis? Fica então a dica! Já sabem!
Créditos da Imagem: Aqui.
       Não falei da remoção do verniz, mas aproveito para referir que não devem usar acetona. A longo prazo e com uso frequente acaba por enfraquecer as vossas unhas. Ao invés disso há várias opções viáveis de removedores de verniz que são muito mais suaves e menos agressivos. Existem também técnicas mais eficazes de remover vernizes. Como por exemplo colocar a parte fofa de uma esponja de lavar a loiça dentro de uma pequena caixa de plástico e colocar removedor de verniz. Depois inserimos o dedo, rodamos e quando retiramos já não temos verniz. É mesmo assim, muito eficaz! Ah! Mas para quando usamos aqueles vernizes com brilhantes devemos usar, ao invés desta, outra técnica bastante simples: humedecer um pouco de algodão em removedor de verniz e colocar em torno de cada unha; envolver com papel de alumínio e esperar 2 minutos. Quando removerem já não terão verniz nas unhas.


       Para finalizar, escusado será escrever que todos estes cuidados servem para as unhas das mãos como as dos pés. Devem ser dicas a que devem dar uso durante todo o ano, porque ter unhas bonitas é bonito, mas acima de tudo, é saudável!

Têm alguma dica a acrescentar ou acham que já são dicas a mais? ahah
Image and video hosting by TinyPic

12 comentários

  1. Uau, que post tão completo! Gostei bastante, super esclarecedor e útil!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Tânia! Nós gostamos de partilhar o que também nós procuramos, por isso fazemos este tipo de publicações. Esperamos continuar a cativar-te! eheh

      Eliminar
  2. Optimas dicas que deviam ser seguidas, mas, como em muita coisa, eu devo seguir para aí metade destas regras ;D a parte de puxar as cutículas até me dá arrepios. Não sou capaz de fazer nem de ver!! (#mariquinhas) acho que faço o básico dos básicos para ter as unhas apresentáveis :)
    The Girl In Jeans * Facebook * Instagram * Google+

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de hábito mesmo. A mim (Ela) só me faz impressão se for outra pessoa a fazê-lo. A mim (Ele) faz-me sempre impressão, mas é melhor do que cortá-las...

      Eliminar
  3. Gostei da dica para pintar com verniz amarelo ou laranja! Nunca me tinha ocorrido ;)

    ResponderEliminar
  4. Vou ter que guardar estas dicas, sobretudo a parte do removedor de verniz!
    Tinha a mania de limar as unhas nos dois sentidos até que a minha esteticista (que também tem formação na área das unhas) me disse que se deve limar sempre para o mesmo lado, o que acaba por ter a sua lógica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes são mesmo pequenos truques que tornam a nossa vida muito mais facilitada! :P

      Eliminar
  5. Vocês têm sempre umas dicas MARAVILHOSAS!
    E muito úteis, assim não há como falhar e andamos sempre impecáveis.

    Beijinhos meus queridos <3

    http://www.ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós tentamos ahahah
      Já sabes que por aqui só partilhamos o que nos importe, que seja importante para nós. Se nós pesquisamos, e gostamos de saber, então gostamos de partilhar! :P

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.