#13 Aaah livros... : O Oásis Escondido, de Paul Sussman

sexta-feira, abril 22, 2016


Título: Oásis Escondido
Autor: Paul Sussman
ISBN: 9789722526722
Editora: Bertrand Editora
Edição reimpressão: 2013
Páginas 664 (Edição de bolso)


2153 A. C. - Reinado de Pepi II
Sacerdotes transportam um objecto misterioso para um local secreto e, aí, selam-no, para sempre. De regresso, são degolados, para que o segredo deste objecto nunca possa ser revelado; para que este nunca possa ser encontrado.



       Eu (Ele) acabo por ser mais desligado dos livros, comparando aqui com a Ela. Aliás, a rubrica dedicada à literatura surgiu da paixão dela. Mas hoje sou eu a escrever sobre uma das minhas leituras! Este livro que retrato resume tudo aquilo que gosto num livro: aventura, mistério, perigo, acção e o mais importante: mística. A mística de que falo é a mesma que o próprio autor refere: " A emoção da exploração, a magia dos lugares secretos, a atracção pelo desconhecido".

           Este livro retrata o mistério e a emoção da exploração mas não se deixem iludir, pensando que é apenas uma aventura arqueológica. Este livro é na verdade um fantástico thriller, com espaço para crimes e criminosos, ambiciosos, loucos, personagens históricas e muito mais. Desde já dizer que o autor é um Historiador formado e trabalhou no Egipto em vários projectos arqueológicos, e que todas as referências que faz são referências verdadeiras e/ou baseadas em eventos e personagens reais, o que torna o livro extremamente interessante para o leitor.
           A acção da obra vai sendo descrita não por capítulos, mas em eventos no espaço/tempo. Relata a acção em Dakhla e passa depois para o Cairo (entre outros locais), onde outras personagens vão desenvolvendo as suas acções. Ao longo do livro as personagens cruzam-se na sua caminhada com um objectivo comum: encontrar o Oásis Escondido, o Wehat Seshtat. 
           O resumo que vos posso dar é que o livro retrata o personagem Flin Brodie, um professor universitário que dedicou toda a sua vida na procura do mítico oásis, e que se vê afundado num estado de descrença e conformismo, por não conseguir encontrar nada que o faça chegar mais perto de encontrar o oásis. Freya Hannen chega ao Egipto, na mesma altura que Flin, para o funeral da irmã, Alex Hannen, arqueóloga e exploradora. Freya desconfia da morte da irmã e tudo fica mais claro quando a casa da irmã é atacada por elementos desconhecidos em busca de um misterioso rolo fotográfico que Freya agora transporta. Escusado será dizer que fica determinada em revelar o rolo, na esperança de perceber o que aconteceu à irmã. O seu caminho leva-a até Flin Brodie, um americano amigo da sua irmã e conhecido da embaixada. A história de Freya leva Flin a ajudá-la não só pela amizade à irmã, mas também... 
       Vão ter que ler o livro para descobrir tudo o resto. Envolve muita aventura, muito mistério... Leiam e depois digam o que acharam. Aliás, já alguém o leu? Gostam de livros do género?
Image and video hosting by TinyPic

1 comentário

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.