#5 Casal Em Casa: Dicas para organização do frigorífico

sábado, abril 02, 2016

       Cada vez que abrimos um frigorífico a sua arrumação não deve variar muito, pois existe um lugar ideal para cada item, sabiam? Nós não sabíamos, mas a verdade é a ideia de termos um frigorífico à frente, para usarmos ao nosso gosto, fez-nos pensar em pesquisar as melhores formas de o usarmos correctamente para uma melhor conservação dos alimentos. Caso contrário acabaríamos por gastar dinheiro em comida que, não estando bem conservada, acabaria por estragar-se.
       Nesta pesquisa facilmente percebemos que o frigorífico tem várias áreas com temperaturas distintas, pelo que devemos adaptar essas diferenças aos diversos produtos para os conservarmos da melhor forma sem que se estragam ou percam as suas características. Por exemplo: era frequente vermos que várias pessoas colocam os ovos nas prateleiras da porta do frigorífico. Aliás, as próprias montras com frigoríficos exemplificam isso mesmo. No entanto, é dos piores locais dentro de um frigorífico para os colocar, já que com o abrir e o fechar da porta se dão muitas diferenças de temperatura e são um alimento muito propício a contaminações. Como este exemplo há vários outros. Como mais vale prevenir do que remediar, deixamos algumas dicas de onde devem guardar os vossos itens alimentares dentro do frigorífico.


Dentro do frigorífico devemos colocar:
  • Nas prateleiras da porta: Todas as bebidas; as compotas; os molhos.
  • Na prateleira superior: Todos os alimentos que estão cozidos e/ou pré-cozidos, tais como os pratos que guardamos com as sobras de outras refeições; a carne/ o peixe que vamos cozinhar na refeição seguinte; ou as massas frescas.
  • Prateleiras intermédias: Todos os produtos lacticínios, tais como o leite, iogurtes, queijos que não os amanteigados/ mais moles.
  • Última prateleira [A que está separar as prateleiras das gavetas]: As manteigas/ margarinas e os queijos moles.
  • Gavetas: Todas as frutas e legumes.

       Isto para a arrumação do frigorífico, mas também é importante saber o que e como congelar, por isso também fizemos uma investigação para este assunto. Aqui é importante referir que as carnes que estão cruas possuem um curto espaço tempo de validade quando estão no frigorífico, pelo que se aproveitaram a promoção para comprar mais carne/ peixe, ou se compram a comida quinzenal ou mensal, é importante saberem que estes itens, se devidamente congelados, podem durar cerca de 3 a 6 meses (em algumas variedades até mais!). Isto leva-nos às seguintes conclusões:

Dentro do congelador devemos colocar: 
  • Somente produtos que estejam devidamente acondicionados. Com isto pretendemos dizer que podemos aproveitar as caixas dos gelados que já acabaram para congelar a comida que já está feita, que pretendemos congelar para os casos de emergência; devemos também fechar sempre muito bem, e sem ar envolto, todos os sacos de plástico e nunca usar papel de alumínio ou quaisquer itens deste material, para que não se cole ao item, mas também para que não contamine o produto.
  • Só produtos que possam ser congelados, isto é, que não percam características ao serem congelados, o que costuma acontecer com vários tipos de frutas, legumes, molhos, etc. 
  • Os produtos com organização. Devemos pensar que o que usamos mais deve estar mais perto de serem retirados do que aqueles que usamos menos para que não estejamos tanto tempo com a porta aberta, o que acaba por diferenciar as temperaturas. Por isso, para quem tem um frigorífico com congelador incluído, aconselhamos a que escolham os que têm gavetas pois é bastante mais fácil de gerir. Podem colocar os gelados e as refeições já cozinhadas por cima e irem colocando em conformidade com o que é mais usado para as gavetas superiores, bem como o que tem maior validade e que, portanto, iremos usar numa data mais longínqua, deve constar na gaveta inferior.
           Outra dica que podemos dar é que separem logo os bifes por porções. Em alguns talhos podem pedir directamente que o façam lá. Assim quando quiserem comer, só descongelam o que precisarem, sem quaisquer tipo de problemas.

E vocês, que dicas têm a acrescentar? 
Image and video hosting by TinyPic

5 comentários

  1. A minha mãe é que divide o frigorífico aqui por casa mas parece semelhante ao que disseram. No congelador é que existe uma pequena diferença. Aqui em casa existem 3 gavetas, uma serve para as carnes vermelhas, outra para as carnes brancas e a outra para o peixe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é uma excelente forma de divisão. Principalmente pelo cheiro do peixe... Mas nós não devemos ter assim tantas carnes vermelhas que justifiquem o uso de uma das gavetas. Eu (ela) evito o consumo desse tipo de carnes.

      Eliminar
  2. Aqui em casa também é assim! ótimas dicas!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Sinal que as dicas resultam, senão já terias mudado :P

      Eliminar
  3. Dicas são sempre preciosas :)
    E ajudam muito!

    Beijinhos
    http://www.ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.