Por que razão devemos ser a favor de touradas?

domingo, julho 03, 2016

[Créditos da Imagem: Aqui]
       Eu (Ele) nunca gostei de touradas. Não vejo interesse em maltratar um animal, muito menos o acho divertido. Nunca achei.
        Eu (Ela) nasci em Vila Franca de Xira, a terra dos aficcionados pela tauromaquia. Uma terra que se parece rejubilar com cada largada de touros, com cada tourada. Viemos viver para Alverca do Ribatejo, dentro do Concelho de Vila Franca de Xira, uma honrosa cidade de homenagem às touradas. Por isso mesmo decidimos aproveitar esta altura do ano mais propícia a isso, o famoso Colete Encarnado (podem saber mais sobre a festividade aqui), para escrevermos a(s) razão(s) pela(s) qual(s) devemos ser a favor de touradas. Não podem deixar de ler!
       Para nós é mesmo importante que leiam, pois procurámos não uma, mas toda uma panóplia de razões para que se seja a favor da tauromaquia, segundo os aficcionados. Depois de as descobrirmos, não conseguimos deixar de as analisar e cá vai a nossa lista!

Devemos ser a favor das touradas porque:

1. "As touradas já são muito antigas, representando por isso uma forte tradição portuguesa e a sua cultura."
       Esta costuma ser a primeira justificação de quem gosta de touradas, mas nós temos algo a dizer: A inquisição foi algo que surgiu nos tempos mais antigos do nosso país, foi uma tradição portuguesa e, sem dúvida, um marco para a nossa cultura. Vamos mesmo começar a queimar os professores bambo e outros?! Não! Por alguma razão... É cruel, é doloroso e é tudo menos divertido. A situação é a mesma, a única diferença é que se troca um animal dito racional por um irracional, mas ambos sofrem!

2. "Só vê quem quer. Ninguém obriga ninguém a assistir ou participar. São gostos têm que ser respeitados."
       Há seres ditos humanos que, em adultos, continuam a só conseguir sentir prazer sexual se se relacionarem com crianças. Vamos então legalizar a pedofilia?! Nããão! É que vivemos em sociedade e devemos respeito uns aos outros. A nossa liberdade acaba quando começa a do outro. Não nos podemos andar por aí a matar, como acontece com algumas crianças que se casam para morrerem na noite de núpcias. Tenhamos consciência! A diversão de alguém, não deve causar dor a outrém!!

3. "Não comes carne? Então é a mesma coisa."
       Sim, comemos carne, mas não queremos ir a os matadouros ver o show da matança antes de nos alimentarmos. Não há cá vikings. Não tem nada a ver. Comemos carne puramente pela alimentação e sobrevivência, mas não queremos promover o sofrimento em vão e por pura satisfação!

[Créditos da Imagem: Aqui]
4. "As touradas são a única fonte de sobrevivência de certas espécies de touros."
       Muito bem. Obrigado por permitirem que continuem vivos só mesmo para se satisfazerem ao entreterem-se com a sua morte sob pura tortura. É mesmo assim, como repararam, não faz sentido, simplesmente!

5. "Mas... o touro não sofre."
       Pois, o touro até é uma planta. Uma planta estranha que se faz passar por ser vivo senciente. Se te espetar uma faca na lombar não vais sentir nada pois não? Exacto. É o mesmo com o touro.

[Créditos da Imagem: Aqui]
6. "Já viste o tamanho do touro? Ele nem chega a sentir."
       Mede uma peça de lego e pede a alguém que a coloque numa parte da casa, sem teu conhecimento. Pode mesmo ser a mais pequena de todas. Continuas a ser muito maior, mas vais ter uma dor nada bonita de sentir, sem sequer que a peça te faça feridas e entre na tua carne, perfurando a pele.

7. "Comes plantas que também morrem para as comeres."
       Sim, mas não são sencientes. Não sentem dor. Essa sim é a lei da sobrevivência, justa e equilibrada.

8. "Os touros são animais que nasceram para servir."
       Os dinossauros também dariam muito jeito... Porque não ressuscitá-los só para tentarmos fazer uma mudança nas touradas? Era mais bonito. O planeta Terra não foi feito para o ser humano. Não existimos só nós à face da Terra. Todos temos direito à vida, ainda que todos estejamos perante a lei da sobrevivência, onde só vivem os mais fortes. É um facto tudo isto. Mas não nos distinguimos dos demais animais por sermos racionais? Então e isso é só para o que nos dá jeito?!

9. "É a lei da sobrevivência. Os mais fortes abalroam os mais fracos."
       E nós somos todos animais. Temos todos os mesmos comportamentos. Por isso vamos fazer como o leão e matar quem se está a fazer ao nosso companheiro/a de vida?! Não faz sentido, pois não? É que nós somos seres racionais. Agimos consoante o que é suposto perante uma sociedade. Não deveria ser suposto matar por pura diversão!

10. "É uma arte bonita de se ver"
       Podemos começar a andar nus na rua? No verão dava muito jeito. Mas diz que é ilegal. Podemos fazer graffitis onde nos apetecer? Diz que é destruição de património. Não é por ser bonito de se ver que é para fazer o que queremos a vida é mesmo assim!

11. "Atrai turismo e o país precisa é de dinheiro."
       Então tomemos como exemplo a Holanda e criemos aquela rua conhecida pela prostituição e drogas, em Portugal. Traz muito mais dinheiro e não há cá obrigar animal nenhum a fazer o que não quer. Há muito emprego envolvido... Pense-se nisso!

12. "Com tanto mal no mundo só te preocupas com isso?"
       Não. A questão é que se tem que começar por algum lado. Devagar se vai longe. Temos é que começar por algum lado. Há cães abandonados. Há pessoas a ser mortas por terroristas. Há uma panóplia de outras causas por que lutar. A questão é: devemos desistir de todas as outras por haver outras prioridades? Vai sempre existir outra prioridade... outra desculpa. 

[Créditos da Imagem: Aqui]
       Como já devem ter percebido, não há grandes argumentos a favor de touradas. Não temos conhecimento de nenhum. Mas desafiamos quem seja a favor de os vir aqui expô-los. Gostávamos mesmo de tentar compreender. Mas se há coisa que nos incomoda são estes argumentos que depois de expostos a cru, como agora, se segue o silêncio ou o "és muito novo/a" ou o "não tens mais nada com que te preocupar". É que fazem todo o sentido.... A ignorância ao mais alto nível. E não, não é uma ofensa, é mesmo a palavra que denomina todo este imbróglio de argumentos sem sentido. 



2 comentários

  1. Podia escrever aqui um grande texto onde demonstre a minha opinião mas limito-me a dizer que concordo plenamente com vocês. As que mais me irritam são a 2, 3 e 10.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honestamente não sabemos o que detestamos mais... Talvez seja o facto de que nenhuma das justificações seja plausível. Isso é revoltante vezes mil!!!

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.