#21 Filmes a ver, pelo menos, uma vez na vida: A Bela e o Monstro

sábado, março 18, 2017

       Ontem foi a noite de estreia do filme Beauty and The Beast (A Bela e o Monstro) (2017), uma nova adaptação de um clássico da Disney (1992). E por aqui podemos entender que é mais um filme fiasco por querermos remexer no passado, procurando algo inovador, fracassando. Só que não! É surpreendentemente o oposto. Saímos de lá tão satisfeitos quanto surpresos. Afinal este é um dos melhores filmes da Disney e podia ter corrido muito mal. Mas a verdade é que a essência do filme está lá toda. Toda a magia, todo o glamour, todo o fascínio do mundo da fantasia, mas num filme mais real...
       A Bela e o Monstro (1992) conta a história de uma menina especial, diferente das outras da sua aldeia. Ela gostava de ler, gostava de se interessar por todos os assuntos. Gostava de fantasiar, sonhar e ao mesmo tempo também vivia muito a realidade. Completamente diferente da vida das suas vizinhas que só viviam para as lides da casa, menosprezando-se. Um dia Bela tem conhecimento que o seu pai fora capturado por um monstro e vai ao encontro dele, ficando em seu lugar cativa no castelo. É lá que, entre vários objectos mágicos, percebe que o monstro não tem que ter o interior igual ao exterior. Percebe que o monstro, na realidade, é um príncipe que espera o amor verdadeiro para voltar à sua forma humana.

       A história do filme de 2017 é a mesma, mas num formato mais real, com actores reais, ao invés de animação. Retrata a mesma história, alterando pequenos pormenores que tornam toda a história mais credível. Uma história que nos ensina que podemos ser diferentes uns dos outros e que isso não tem mal nenhum. Até pode causar o choque nos outros, mas não é por sermos menos do que eles. Afinal a Bela, uma simples menina peculiar de que ninguém gostava, acaba princesa! Ensina-nos ainda que o exterior deixa de ser importante após conhecermos o interior. O príncipe era muito má pessoa, muito mimado e não se importava com os outros. Até podia ser bonito por fora, mas não tinha nenhuma beleza por dentro. Assim, com o feitiço, acabou por ficar bonito por dentro... e nós achamos que também estava muito giro por fora, ainda que não pareça que concordem connosco... 
       A Bela sempre foi a nossa princesa da Disney favorita, tanto minha (Ela), como minha (Ele). Ambos concordamos que havia todo um potencial para ser o nosso filme preferido, quer na categoria de filmes de animação, quer de filmes da Disney, quer de filmes românticos. Está muito bem planeada toda a história. Mas há duas razões que nos fazem repensar o assunto. Primeiro existe o filme A Dama e o Vagabundo, e segundo, mas não menos relevante: o monstro vira o príncipe igual a todos os outros. Perde-se a confiança conquistada das crianças. Da menina gordinha e do rapaz magricela que pensavam que até um monstro conseguia o mais belo dos pares, por isso todos podiam conseguir. Mas não, o par avança porque a fera feia passa a um belo e perfeito príncipe. Nós preferimos a realidade de um aceitar as imperfeicões, do que o ser perfeito. Isso não ensina nada que seja assim tão valioso. Afinal, não passa de algo utópico. Nós vemos a verdadeira beleza no monstro, que é muito mais bonito que um príncipe vindo directamente do mundo dos sonhos. 

       Mas falando mais em prestações específicas: temos lido muitas opiniões que criticam a Emma Watson e as nossas opiniões também se dividem. Ambos concordamos que, de um modo geral, a personagem é muito bem interpretada por ela. Afinal, é uma menina simples, sem muita convivência, já que ninguém gostava dela. Podia ser perfeito, não fosse o facto de não conseguirmos sentir a tristeza dela com a possível morte do monstro... Mas, tirando isso, achamos que o filme está muito fiel à animação. A caracterização está excelente! Os efeitos especiais são perfeitos. Está um filme épico! Recomendamos vivamente que o vejam.

       Achamos ainda que as personagens não podiam ser melhor escolhidas. Estão detalhadamente escolhidas. Combinam perfeitamente com as personagens animadas.
       Quanto ao alarido em relação à personagem gay... Oh gente! A personagem não está ali para nenhuma sessão sexual, não há sequer um beijo. O que acontece é que o Frou-Frou se comporta exactamente da mesma forma que o da animação. Se é gay? So what? Não está a fazer nenhum recrutamento, por favor. Não compreendemos minimamente a situação que se desenrolou sobre este filme e preferimos nem prosseguir com este assunto. 




16 comentários

  1. Confesso que quero muito ir ver este filme mas ainda não tive oportunidade
    é sem facto o meu filme preferido da Disney e não li metade do teu post porque não quero de todo estragar qualquer misterio...

    estou mesmo ansiosa :)

    beijinho

    http://sramliberdadenegra.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então podes sempre depois voltar e dar-nos a tua opinião, combinado? :)

      Eliminar
  2. É das minhas histórias favoritas! Quero muito ir ver a adaptação ao cinema *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo que ver então. Esta adaptação está mesmo excelente!

      Eliminar
  3. Quero tanto ir ver! Está, sem dúvida na lista!
    Beijinhos para vocês...
    http://pipasdreams.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Um verdadeiro clássico! Tenho mesmo que ir ver este novo, parece estar bem giro :)
    Eu já vos seguia por aqui <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem. Ficamos muito felizes por saber isso! :)
      Está mesmo muito bom. Vais adorar!

      Eliminar
  5. É um dos meus filmes preferidos da Disney! Tipo TOP3 :)
    Ainda não fui ver esta nova adaptação, mas estou a morrer de curiosidade por tudo o que já vi e li, sem falar que tem actores que adoro muito.

    Gostava que fizessem algo com esta qualidade, com A Pequena Sereia... É sempre raro ver um filme de sereias bem feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admitimos que não apreciamos muito o filme original... Mas pode ser que uma adaptação bem feita pode fazer-nos mudar de ideias! Esperamos que sim! :)

      Eliminar
  6. Deve ser um filme fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Para mim, um dos melhores filmes da Disney! Ainda não fui ver aos cinemas mas está na minha lista de filmes ;)
    Gostei muito do vosso trabalho! Já estou a seguir. Continuem,
    Beijinho!

    M E R A K I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela simpatia! :)
      Quando fores ver, ficaremos a aguardar a tua opinião. Até lá!

      Eliminar
  8. Um dos meus filmes favoritos de todo o sempre! Acho que este remake está muito bem feito, está especial! Apesar de apontar algumas notas de rodapé ao casting (especialmente à bela e à fera — já que o LeFou e o Gaston estavam perfeitos!) e à cena da biblioteca, o filme está muito fiel...talvez até melhor que o de 1991! As novas músicas estão fantásticas e não me canso de ouvir o álbum no Spotify! Gostei tanto que estou mesmo a pensar em ir vê-lo novamente ao cinema... vamos? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por nós íamos já agora! Adorámos mesmo. Aquela biblioteca que apaixona toda a gente...
      Nós de facto só não compreendemos tanta histeria em relação ao LeFou honestamente.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.