O que é o veganismo/ vegetarianismo?

sexta-feira, março 31, 2017

       Vamos lá esclarecer o que é o veganismo e o vegetarianismo e isto de se comer ovos e ser um problema para os carnívoros que não se coma mais proteínas vindas de animais, e, ao mesmo tempo, ser um problema para os comedores de vegetais que acham que andas por aí à solta sendo assassina de pintainhos que não passaram da casaca. Vamos esclarecer isto de se passar a optar uma alimentação diferente e assumirmos que isso é uma mudança de vida. Há muito por esclarecer e hoje reservámos o dia para isso mesmo! Por favor, leiam. Informem-se. Por. Favor.
Vegetarianismo: Uma opção alimentar que exclui todos os tipos de carne, o que inclui não só as ditas carnes vermelhas, como também as carnes de aves, o peixe e todos os outros animais marinhos. Poderá ser tomada esta decisão pelas mais diversas razões, como a saúde, a religião, ou a questão ética. Comummente influencia meramente em termos alimentícios, não havendo mudanças demais nas vidas dos amantes de animais. Os amantes da vida. Por exemplo, em termos de escolhas de vestuário admitem o uso da lã e não costumam ter uma preocupação especial. 

Veganismo: É basicamente um vegetarianismo mais restitivo, já que para além da carne se exclui do cardápio todos os demais produtos de origem animal, como os ovos, o mel e lacticínios. Costuma ter como foco a questão ética de luta pela libertação animal, contra a sua exploração. Assim, o vegano (em detrimento do vegetariano) muda o estilo de vida no seu todo, passando a ter cuidados detalhados na escolha dos componentes na compra de roupa, e afins. É uma questão que abrange toda uma filosofia de vida que influencia toda a existência.

       Portanto, como vêem há um erro na imagem. Não pensem que é para vos enganar, longe disso. Daí estarmos a esclarecer agora esse erro premeditado: A rapariga da fotografia é ovo-lacto-vegetariana, Era só mesmo para ver se estavam atentos... Isso e não havia imagens pré-feitas como uma palavra tão longa... 
       A maior parte das pessoas torna-se vegetariana/ vegan para evitar a morte desnecessária de animais, por seres seres sencientes que sofrem para que tiremos proveito do degustar de uma refeição sem que isso seja por sobrevivência da nossa espécie, mas por puro prazer. Há ainda quem se torne vegan ou vegetariano por razões ambientais, visto que vários estudos comprovam ser uma alimentação mais ecológica, sendo necessários menos recursos e menos poluição para ser produzida a alimentação, sendo que, a par disso, também não contribui para extinção de nenhuma espécie; ou ainda por razões de saúde, já que esta escolha acarreta benefícios para a saúde, reduzindo riscos de doenças cardíacas, entre outras.
       A verdade é que nenhum de nós gosta de rótulos. No caso usamos para facilitar as visitas ao blogue e para que seja mais fácil de nos compreender. Mas a verdade é que não gostamos de falar de vários tipos de alimentação. Não gostamos de estar constantemente a receber opiniões e comentários sobre o que comemos. Ainda assim, achamos pertinente tendo em conta que vamos partilhar receitas. Além de que sabemos que quem está desse lado é porque gosta de nos ler, se preocupa connosco e quer partilhar coisas positivas, por isso estejam à vontade para opinar e comentar o que quiserem. Só teremos a acrescentar que provavelmente serão receitas que estarão longe de ser saudáveis ahah
       Voltamos a referir algo que achamos mesmo importante: Eu (Ele) vou continuar um omnívoro tolo, por isso já sabem que vão encontrar ambas as variantes por este estaminé! :) 

9 comentários

  1. Cá em casa optamos por uma alimentação saudável, mas não excluímos a carne, embora só se coma carne de aves, quase exclusivamente. Leite, por exemplo, só de arroz (principalmente) e às vezes de aveia ou amêndoa :)

    E adoramos legumes e fruta, em quantidade e variedade :)

    Eu acho que devemos ter uma alimentação de forma a que nos sintamos bem e saudáveis :)

    Beijinho e bom fim de semana
    https://demantanosofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é mesmo isso! Sentirmo-nos bem, saudáveis e confortáveis, tanto a nível físico, como psicológico :)

      Eliminar
  2. Post super esclarecedor, parabéns!
    Eu, por minha vez, tenho reduzido imenso a carne (especialmente vermelha) na minha alimentação. A carne e apenas a carne é algo que quero efetivamente reduzir ou, quem sabe, extinguir da minha alimentação.
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela simpatia! Gostamos de partilhar o que para nós é importante ou que nos diga algo. Se vos toca, então ficamos muito felizes em sabê-lo. :)
      Como a Carla dizia acima o importante é que nos sintamos bem e sejamos saudáveis. Nós acrescentamos que deve ser assim, tanto a nível físico, como psicológico.

      Eliminar
  3. Que publicação tão útil e esclarecedora! Adorei! :)


    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Esperamos que sirva de inspiração, em certas receitas ahah

      Eliminar
  4. Já tinha comentado no face quando anunciaste, mas tive que ler aqui e adorei o post.
    Como te disse, por aqui estamos na mesma situação e até estou a convencer os homens da casa a sê-lo também... e estamos a gostar muito!
    Eu vou seguindo e falando no meu blog também. Partilha receitinhas <3 <3

    Beijinhos,
    Meu elefante Dourado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos partilhar pois! Há uma já amanhã prontinha para saair! Mas nós queremos partilhar depois de experimentarmos fazer uma primeira vez para experimentar e uma segunda para termos certeza que gostamos eheh
      Receitas destas não hão-de faltar! Vamos também acompanhando.

      Eliminar
    2. Eu também sou dessas que experimenta algumas vezes... ahahahah.... Olha uma receita que gosto muito é grão estufado... fica uma delicia e enche bastante!
      Estou aqui a seguir e sem perder pitada!
      beijinhos e abraçinhos!

      Meu elefante Dourado

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.