#14 Aaah Livros... : In Sexus Veritas, de Pedro Chagas Freitas

quarta-feira, abril 05, 2017

Título: In Sexus Veritas
Autor: Pedro Chagas Freitas
ISBN: 9789895125241
Editora: Chiado Editora
Edição reimpressão: 2014
Páginas:1344


«O mal de querermos saber o que não devíamos saber é o de ouvirmos dizer o que não queríamos ouvir.»


Já há largos meses que não escrevia sobre livros. Eu (Ela) é que estou incumbida dessa tarefa, por ser realmente algo que faço com muito amor e vontade. No entanto, tenho um defeito. Quer seja por parceria, como foi o caso, com a Chiado Editora, quer seja porque eu própria começar a ler um livro, não consigo deixar de o acabar de ler, mesmo que nem consiga apreciar o que estou a ler. Que me desculpem os amantes de Pedro Chagas Freitas, mas este livro foi muito, muito difícil de ler. Não pelo facto de ter mais de mil páginas, mas pela escrita. Gosto de ler e de apreender o que leio. Gosto quando o amor pela literatura é despoletado pela junção de letras dos melhores autores. Este autor parece despoletar muitas atenções e boas reações, principalmente no que concerne ao público feminino. Este livro não é excepção. Venho escrever-vos sobre o in sexus veritas, que é como quem diz que a verdade está no sexo. Não deixa de ser muito verdadeira a citação. Em todo o caso, há muitas citações com que não concordo assim tanto. «Todos parecemos aquilo que os olhos dos outros procuram encontrar em nós. O que constrói as pessoas não é a sociedade; é a saciedade.», escreveu. Desculpem, mas não consigo concordar com esta perspectiva de vida. Prefiro algo mais cor-de-rosa. Prefiro acreditar que não somos iguais, que não nos desprezamos todos uns aos outros.
       «A grandeza de um homem mede-se, amiúde, pela capacidade de
rir para os outros quando está a chorar para si.». Outras frases são plenamente verdadeiras e aguçam a curiosidade de ler o livro. O difícil nesta minha leitura, e que me tem feito levar mais tempo até acabar de ler o livro é esta tensão com a escrita peculiar do autor. É uma espécie de amor-ódio que não consigo defenir. Ora bem que concordo, ora bem que discordo brusca e totalmente com o que é escrito. Por isso mesmo o escritor é tão afamado, pelas suas citações controversas. Arrisco mesmo a dizer que é mesmo quase impossível ser-se indiferente ao seu estilo muito próprio. 
       in sexus veritas é um romance com uma escrita irreverente, incomum e com marca própria de Pedro Chagas Freitas, que se baseia na questão do poder do sexo na actualidade. Não se baseia a responder à questão, faz-nos reflectir sobre ela e não da forma mais clara. Recomendo que experimentem ler esta obra muito peculiar, que até pode despoletar uma espécie de amor-ódio, de uma frase para outra, de tão divergentes que podem, por vezes, ser ou parecer, mas não deixa de haver amor... E amor e sexo podem muito bem ser o cálice da junção do melhor da vida, admitam... Ahah

«A vida vale pelos momentos em que foges dela. Pelos momentos em que consegues, durante alguns segundos, evadir-te dela - para um limbo onde não estás morto mas onde não deixas de estar morto. Morto de prazer, morto de adrenalina, morto de medo, morto de ansiedade.
Morto de vida.
O melhor da vida são as mortes que ela te oferece.
Se não morreste nenhuma vez: então estás morto.»

«Colocar a vida em caixas é perceber que tudo o que interessa não cabe em caixas. Colocar a vida em caixas é perceber que só o que não interessa a ninguém é encaixotável. O que temos não se mede em caixas. O que temos não se mede em peças de roupa, em livros, em loiça, em peças decorativas. Muito menos em electrodomésticos. 
O que temos não se mede em caixas. 
O que temos simplesmente não se mede.»

*A presente publicação foi escrita em parceria com a Chiado Editora o que em nada afecta a veracidade e sinceridade do que está escrito.


9 comentários

  1. Tenho alguma curiosidade em relação a este livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tinha, mas depois... É uma situação complicada.
      _Ela.

      Eliminar
  2. Este livro nunca li (nem conhecia) mas tenho outro do mesmo autor. Não posso dizer que amo, mas lá está, tem algumas "saídas" bastante interessantes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordas que é uma no cravo e outra na ferradura? ahah
      _Ela.

      Eliminar
  3. Confesso que tenho bastante curiosidade em relação a esse livro! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes onde o encontrar... Em qualquer livraria que tenha Chiado Editora :P

      Eliminar
  4. Por acaso tenho esse livro mas dividido em dois (que quando ele saiu eram dois) e já li um... mas confesso que me está a custar imenso ler o segundo. No geral eu gosto da escrita do Pedro Freitas mas sinto que ele repete-se montes e montes de vezes...
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como escrevi, foi mesmo muito complicado ler todo... Demorei quase um ano!!
      _Ela.

      Eliminar
  5. Sou apaixonada pela forma como o Pedro escreve, e além de ter algumas obras nunca comprei este porque confesso que a espessura deste livro me assusta um pouco :p mas tenho que perder a preguiça porque, pelo que já li, tenho a certeza que vale a pena.~
    Beijinhos
    www.escrevelaesta.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.