#35 Receita à Casal Chef: A marmita dos ovos mexidos com alheira

segunda-feira, abril 17, 2017

       Como eu (Ela) comentei há pouco mais de uma semana estou a tornar-me numa ovo-lacto-vegatariana (como descrevi aqui), pelo que as refeições cá de casa têm sido diferentes do que era usual. Eu (Ele) vou procurando resistir, mas tenho que admitir que acabo por gostar muito das suas marmitas e esta é um bom exemplo disso. Recomendamos que experimentem aí por casa que vão ver que vão gostar! Neste momento há quem por aí pergunte "então mas eles estão a referir-se a uma suposta receita vegetariana que tem uma alheira como ingrediente?", Ao que a nossa resposta é: exactamente, leva alheira e é vegetariana.
       O Eurofumeiro  (que podem conhecer aqui) conquista tanto omnívoros como vegetarianos. Sim, porque digam o que disserem, quando começamos uma nova alimentação, deste género, temos algumas saudades de certos ingredientes derivados de animal. O Eurofumeiro é uma das marcas alimentícias que pensa neste aspecto e resolve estes problemas no que aos enchidos diz respeito. Sabiam que podem comer alheira vegetariana? Bacon vegetariano? Chouriço vegetariano? É verdade. Ainda não podem encontrar todos da marca Eurofumeiro, mas quem sabe eles não aceitem esta nossa sugestão para novos produtos...
       Enviaram-nos vários enchidos para degustarmos. Eu (Ela) posso dizer que nunca gostei muito de alheira. Até que... experimentei a vegetariana! E neste campo até eu (Ele), um omnívoro mais do que assumido, tenho que concordar: a alheira vegetariana é deliciosa! Bem melhor que aquela que é derivada de carne, na nossa opinião. De qualquer forma, para mim (Ele) vence a de carnes brancas e não a de carne de porco. Apresentamos a lista de alheiras disponíveis: 
       Das mais tradicionais, onde não poderia faltar a Alheira de Mirandela e a Alheira de caça, que são comummente designadas das melhores alheiras de todas, surgem a alheira dentinha, mais light pelo facto de serem usadas carnes brancas e a alheira de bacalhau, que visam adequar-se mais ao estilo de vida mais saudável que se tem vindo a tornar moda. São produtos diferentes do comum que recomendamos a que experimentem. No entanto, de todas elas, a nossa escolha predilecta (de ambos!) é mesmo a mais criativa: a alheira vegetariana!
        A forma tradicional para um prato com alheira é fritá-la, fritar um ovo estrelado e servir com batatas fritas. Mas isso já toda a gente sabe o que fazer e senão sabem, também vos informamos: É palitar a alheira e deixar fritar de ambos os lados. Mas nós preferimos algo que tanto serve de petisco, como de refeição principal: Ovos mexidos com alheira!

Para 2 pessoas

Ingredientes:
  • 1/2 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 3 pickles de pepino;
  • 1/4 de frasco pequeno de jalapeños;
  • 1/4 de lata pequena de azeitonas pretas desencaroçadas;
  • 1 alheira vegetariana Eurofumeiro
  • 5 ovos;
  • sal q.b.;
  • azeite q.b.;
  • Especiarias a gosto.

Modo de Preparação:
       Primeiro que tudo há que palitar a alheira de um lado e de outro. Depois colocar um pouco de azeite no fundo de uma frigideira anti-aderente e fritar a alheira virando de um lado e de outro, deixando alourar. Enquanto isso podemos picar a cebola, os dentes de alho, os pickles, os jalapeños, e as azeitonas. Quando a alheira estiver pronta, retiramos a pele e partimos em pedaços. De seguida fazemos um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho, para depois juntarmos os ovos já batidos e com a mistura dos pickles, jalapeños e das azeitonas. O preparado deve ser temperado a gosto com sal e especiarias antes de se juntar à frigideira. Depois resta mexer tudo muito bem e servir. 

Dicas & Sugestões:
  • Nós servimos como petisco, com uma tábua de queijos, mas partimos em metade as duas porções, sendo que a segunda parte foi para uma marmita, como podem verificar pelas fotografias. Juntámos arroz basmati, que preparámos com refogado de cebola, alho e azeite com feijão verde partido em pedaços.

Esperamos que tenham gostado da receita de hoje. O que mais gostam de comer com alheira? Ficamos a aguardar sugestões...


2 comentários

  1. Respostas
    1. Tens mesmo. Se até eu (o Pedro, o "Ele") me rendi, então é porque vale mesmo a pena! :)
      Depois diz-nos o que achaste.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.