Hoje comemoramos a felicidade musical!

quinta-feira, outubro 01, 2015

     

       Para nós, música é muito mais do que um mero aglomerado de instrumentos e vozes. É algo indescritível! A música é capaz do impossível, porque nos faz mesmo acreditar no impossível... Está carregada de ensinamentos e disso todos sabemos. Poderíamos divagar pelo mundo musical, mas preferimos reger-nos somente a um ponto do globo: o português!

       Porque em Portugal (visto pelos olhos dos que agradam e dos que se desagradam), não existem só Tonys, Quins, Emanueis, Romanas, Ágatas e outros que tais. A música é toda ela popular, porque é de todo o povo. Não está e nunca deveria ter estado entregue a elites. Só nesse sentido é que deve ser usada a expressão "música popular". Neste âmbito, temos mesmo, mesmo, o maior orgulho em dizer que todas as músicas portuguesas são populares, e temos todo o gosto em dizer que temos dos melhores músicos para animar todo o tipo de festas, com todo o tipo de públicos! Relembrem a diversidade musical de que falámos (aqui) quando nos referimos ao livro Bandas Sonoras - 100 retratos da música portuguesa, por Rita Carmo. Há tantos nomes sonantes que acabam por ser esquecidos e/ou desvalorizados quando têm tudo para ser intemporais e dos melhores do mundo!!


       Acima de tudo, nesta publicação, queremos chamar a vossa atenção [a TUA atenção!!] para que vejas com olhos de ver, o que de bom se faz no nosso país. Por isso mesmo, decidimos mostrar-te algumas das nossas músicas portuguesas favoritas, para que possam animar o teu dia... Para que te possam chamar à razão e comeces a valorizar mais do que é feito no nosso país, pode ser? Se gostares partilha. Pode não ser a publicação. Não te pedimos por nós. A sério que não! Pedimos-te que partilhes pelo menos uma música portuguesa, para que consigamos homenagear o que de tão bom se faz no nosso país!! Ficaremos à espera de saber as vossas opiniões... 

       Diabo na Cruz é uma daaaaqueeeelas escolhas, digo eu, a Ela. Tem músicas que vão buscar os temas que parecem mais distanciados do que é a realidade dos dias de hoje, como a história das meninas minhotas, que está presente na música "Luzia". Têm mesmo que ouvir e há todo um mundo por descobrir... 

       Anaquim é uma banda com músicas bastante originais. Poderíamos fazer a descrição exacta de todo o tipo de vizinhos, poderíamos fazer críticas construtivas à sociedade e ainda viajar pela literatura ou ouvir as suas músicas. Preferimos chamar a vida, com esta música, que adoramos!

       Amália Hoje é um álbum que juntou Sónia Tavares & Nuno Gonçalves (da banda The Gift), Fernando Ribeiro (da banda Moonspell) e Paulo Praça, com o objectivo de chamar a atenção das mais recentes gerações (interessadas por outros géneros musicais, maioritariamente) para os grandes feitos de Amália Rodrigues. Fica então também aqui a edição original da música que mostrámos, para os amantes de fado.

 
       Deolinda, uma banda conhecida pelas suas músicas mais animadas, mas que também sabe conquistar o seu público com músicas mais calmas. Esta é uma daquelas músicas para nos atingirem directamente o coração!


       Jorge Palma, um nome intemporal da música portuguesa, que infelizmente, é posto de parte pelas suas vivências menos bem vistas pela sociedade. O que a nós nos deixa perplexos é que algumas pessoas se lembrem melhor do dia em que actuou embriagado e até caiu em directo nos globos de ouro da SIC, do que pelas músicas estrondosamente épicas que ele compõe! 

       Por nós esta lista seria infindável. Para não vos maçar, optámos por encurtá-la, mas quem quiser mais sugestões, envie-nos um e-mail para [email protected] ou sigam-nos pelo facebook, pois a partir de hoje haverá por lá uma rubrica especial #HojeOuvimosDisto, onde vamos partilhar, sempre que bem entendermos, algumas das músicas que mais gostamos ou que nos marcaram de alguma forma. Por isso mesmo, teremos todo o gosto em receber também as vossas sugestões! Não se acanheeem! 

[A repetição da escolha de Diabo na Cruz é para vos mostrar que nós estamos prontos para começar os nossos dias e para os acabar sempre da melhor forma, com a melhor música. E vocês? :) ]
Image and video hosting by TinyPic

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.