#3 ExperiênciasEmFormadeProdutos: Perfumes & respectivas famílias olfactivas!

quarta-feira, janeiro 13, 2016

       A tarefa de escolher um perfume consegue ser bastante complicada. Entramos numa perfumaria e é inevitável que as assistentes nos mostrem mil quinhentos e um perfumes na esperança de encontrar o que nós gostamos, quando nem nós sabemos. Se soubermos o que vamos experimentando, a tarefa torna-se mais fácil. Nós temos aprendido muito sobre perfumes e sobre esse lado das assistentes de perfumarias, porque também nós temos essa vertente no nosso trabalho: escolher o perfume perfeito para a pessoa que não conhece o perfume ideal. Assim, decidimos partilhar convosco as dicas que conhecemos para terem uma tarefa mais facilitada numa ida à perfumaria!
        Quando entramos numa perfumaria dão-nos vários perfumes para experimentar e a nossa reacção é mais ou menos esta que eu (Ele) vos vou mostrar:
Será que gosto mais dos perfumes da esquerda?
Ou será que gosto mais dos da direita?
Não acredito que tenho que experimentar a loja inteira para descobrir!!
       As nossas dicas vão tentar ajudar-vos a diminuir esta árdua tarefa, para não terem que experimentar todos os perfumes que existirem na perfumaria. O primeiro aspecto que importa saber é que existem diversas categorias dentro de uma perfumaria, e isso não se repercute somente nas diferentes marcas. Cá vamos nós explicar melhor:

Famílias Olfactivas:
       Por "famílias olfactivas" subentende-se as diversas categorias em que podemos dividir os perfumes, que se diferem pelos ingredientes (notas olfactivas) que predominam. Como seria demasiada informação falar-vos detalhadamente sobre cada categoria, vamos retratar de forma geral, para terem uma noção sobre cada uma, mas não se sentirem a receber informação a mais sobre o tema. No entanto, adiantamos desde já, que quem quiser mais informação poderá a qualquer altura enviar-nos um pedido de esclarecimentos para o nosso e-mail ( [email protected] ). Por aqui vão então constar as indicações principais que devem conhecer, que são dicas tanto para eles, como para elas!

Perfumes frescos:
       Há quem tenha um perfume que ama e que não consegue mudar, mas também há quem mude de perfume consoante a estação do ano. Estes são os tipos de perfume mais procurados no verão, segundo esta perspectiva. São perfumes que, como a categoria sugere, transmitem uma sensação de frescura. Geralmente são compostos por sugestões marinhas, e por isso transmitem tranquilidade. Mas também são compostos por outras notas olfactivas naturais como relvas e folhas verdes (às vezes com misturas cítricas). Não são do tipo de perfume que costume marcar uma forte presença, porque são suaves, sendo ainda perfumes que não costumam ter muita durabilidade. Os principais componentes usados são sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e menta. 

Estilo: Tranquilo.
Sugestões para elas:

Sugestões para eles:


Perfumes Aromáticos:
       Nesta categoria estão os perfumes considerados verdes que usualmente são compostos por ervas como o alecrim, tomilho ou a lavanda. Aliás, comummente estas fragrâncias aromáticas são o resultado da mistura de aromas cítricos e até especiarias orientais com as ervas que primeiramente indicámos. Assim, acabam por representar a ousadia e exuberância que mistura notas modernas de flores brancas, tangerina e aromas mais rústicos como a lavanda, madeira e verdes.

Estilo: Natural.
Sugestões para elas:


Sugestões para eles:


Perfumes Cítricos:
       Admitimos que são os que preferimos menos, mas que são bastante procurados tanto por mulheres como para homens. Nesta categoria estão os perfumes que são compostos por cítricos como é o caso da laranja ou do limão, e, usualmente, são perfumes que tendem a durar pouco tempo. São também perfumes frescos (que não costumam ser nada enjoativos!), por isso mesmo, são mais aconselhados para o verão e climas mais quentes. 
       E quando pensamos neste tipo de perfumes quais são os que nos passam pela mente? Marcas tão conhecidas como a Calvin Klein, que é uma das poucas marcas que produz perfumes unisexo como é o caso do perfume One.

Estilo: Desportista.
Sugestões para elas:

Sugestão para eles: 
       O L'eau d'Issey Miyake é um dos nossos favoritos! E antes que perguntem, não nos enganamos no Ck One. Colocámos nas duas imagens por ser um dos poucos perfumes unisexo.


Perfumes Frutados:
       Nesta categoria os seus componentes costumam ser bastante notórios, destacando-se os aromas a frutas como o pêssego, a maçã, ou o morango, por exemplo. No resultado final é uma mistura destes componentes com algumas notas cítricas. Contudo, são bastante diferentes dos aromas cítricos já que neste caso predominam as notas doces, ainda que também mantenham muita leveza e frescura.

Estilo: Doce.
Sugestões para elas:


       Geralmente os perfumes à venda nos supermercados tendem a ser mais frutados. Não são o caso dos da imagem, mas poderiam ser. O que podemos dizer é que estes são mais típicos femininos, tal como os florais.


Perfumes Amadeirados:
       Esta categoria é tipicamente masculina e é talvez a mais procurada pela maioria do público masculino. Quem é que ainda não experimentou o tão conhecido perfume One Million da marca Paco Rabanne? Pertence a esta categoria. 

Estilo: Tradicional.
Sugestões para eles:
       Também há vários para o caso feminino, mas quisemos dar destaque para os perfumes amadeirados masculinos que são mais significativos e que são de facto amadeirados. Outros podem ter notas semelhantes, mas não serão tão intensos.


Perfumes Florais:
       Esta categoria é bastante feminina e a maioria dos perfumes para elas encontra-se nesta divisão. E nesta altura as meninas podem ir verificar os perfumes que têm aí por casa e podem confirmar que terão um dos ingredientes usuais como é o caso dos lírios, das rosas ou das gardénias, por exemplo. 
Estes perfumes podem ser autênticos bouquets no corpo feminino...

Estilo: Romântico.
Sugestões para elas:

       Como a base floral não costuma ser o melhor presságio para um bom perfume masculino, ficaram nesta categoria o duplicado de opções femininas...


Perfumes Orientais:
       Os perfumes desta categoria tendem a ser fortes e demarcam uma personalidade mais forte, diríamos. Conseguem ser os mais sensuais e também os mais elegantes, na nossa opinião. São compostos por notas olfactivas quentes (geralmente doces) como é o caso da baunilha e do âmbar, o que permite que sejam fragrâncias com uma boa duração.

Estilo: Sensual.
Sugestões para elas:

Sugestões para eles:



       Depois de sabermos que existem estas diferentes famílias olfactivas podemos experimentar um ou dois exemplares de um perfume de cada família e saber que tipo de perfume mais gostamos até chegarmos àquele perfume que adoramos! Vão surgir então as dúvidas: 

Eau de Toilette ou Cologne?

Ou Eau de Parfum? Ou Parfum?

       Ainda que todos esses sejam vulgarmente denominados perfumes, existem vários tipos dentro desta categoria. É que os perfumes formam-se, de forma geral, misturando água, solvente (na maioria das vezes álcool) e a essência da fragrância (óleo). Neste sentido, o que difere entre estas vertentes é a quantidade de essência em relação à água e ao álcool. Assim, quanto maior for a percentagem da essência mais perto de eau de parfum estará, enquanto que se for menor, estará eau de toilette ou eau de cologne. Para compreenderem melhor o que dizemos, vamos explicitar ainda mais:
  • Parfum: O parfum é extremamente raro de encontrar no mercado. Também conhecido por extracto de perfume, é a versão mais pura e original, sendo que na sua composição terá de 15 a 40% de essência, e possui o seu destaque nas notas de coração (na sua base).
  • Eau de Parfum: São fragrâncias compostas de 10 a 15% de essência e podem durar na pele até 5h, e na roupa pode durar muito mais tempo.
  • Eau de Toilette: São o tipo de fragrância mais usual de encontrar em todo o tipo de perfumarias. São compostas de 5 a 10% de essência e, em média, duram 3h sobre a pele.
  • Eau de Cologne: São a opção ideal para o tempo mais quente, tendo de 2 a 3% de essência e sendo fragrâncias mais frescas. Dentro desta vertente poderão também constar os perfumes femininos do tipo Eau Fraiche ou Fresh Water com 3% de essência.
       Resumindo: Compensa sempre mais comprar a versão Eau de Parfum por ser a versão mais duradoura e mais intensa do perfume. Além disso, outro aspecto é que devemos comprar sempre que possível a maior quantidade de perfume. É que se compararmos os preços dos tamanhos de 50ml com as de 100ml verificamos que perdemos muito dinheiro ao comprar a opção mais pequena. 



       Quanto às diferenças de perfumes originais e genéricos, podem ler a nossa opinião aqui

       As minhas (Ela) escolhas são definitivamente estes dois, que são opções florientais:
       A minha escolha desde que me lembro é este perfume: Amor, Amor da Cacharel. Foi até a prenda que o Ele me deu no Natal!! Este seria o cheiro que escolheria se tivesse que escolher um perfume para mim. É apaixonante, doce, forte, mas ao mesmo tempo é suave. É tudo o que eu gosto.



       Já o Black Opium da Yves Saint Laurent é uma escolha mais recente por que me apaixonei. É bastante forte e mesmo marcante. Mas admito que adoro! Não percebi bem é se o Ele gosta... Possivelmente acha que é demasiado forte. Mas eu vou usando quando não estou tanto com ele, para satisfazer ambos!


       As minhas (Ele) escolhas são estas: 

       Eu tenho um gosto bastante diversificado. Nunca sei qual escolher. Sempre usei o Boss Bottle da Hugo Boss, mas nos tempos mais recentes ando a apaixonar-me por outros...

   Montblanc foi uma marca que descobri há pouco tempo, mas que estou a gostar bastante de conhecer, principalmente este legend. Gosto mesmo! Ando a ver se mudo de perfume, porque acho que já estou na fase de transição de um Hugo Boss (que é o básico que qualquer homem deve ter, quase como o dito vestido preto para elas...) para algo mais composto e diferente... mais personalizado! Este também é um perfume muito procurado, mas é diferente do que todos procuram ahah.


O que recomendamos um ao outro? 


       Não só por ter uma publicidade bastante atractiva, mas principalmente pela sua composição, eu (Ela) farto-me de pedir ao Ele para usar o Sauvage da Dior. É um novo perfume que, para mim, representa a perfeição. Mas não o convenci muito... ainda! ahah

       Da mesma forma que eu (Ele) gostava que ela usasse o Meu, perfume da Cristina Ferreira, mas ela (ainda!) não aceitou...


E por aí, quais são os perfumes que vos conquistam? 

Image and video hosting by TinyPic

12 comentários

  1. Que engraçado, tenho um post agendado com o mesmo tema.. já vi que temos mesmo muita coisa em comum! Também adoro perfumes... belas escolhas! ;)
    Beijinhooooooos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro! Agora temos curiosidade! :P
      Ficamos à espera de ler a tua publicação :)

      Eliminar
  2. Adoro o Amor Amor, aliás, é o que estou a usar :)

    ResponderEliminar
  3. Nós cá em casa também temos dois da loja The Same! Um para ela e outro para ele! :) E adoramos! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São realmente muito bons! Nós também adoramos os nossos!!

      Eliminar
  4. Por acaso já sei muito bem o que gosto em perfumes. Adoro os mais doces :) O meu perfume preferido de sempre é o Magnetism da Escada, já é tão antigo!

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é um clássico. Eu (Ela) também o conheço muito bem e adoro!!

      Eliminar
  5. fiz na altura do natal um post porque reparei que só passavam anúncios de perfumes e fiquei apaixonada por alguns dos anúncios, eu inclino me mais para os orientais e o meu perfume de sempre é o paco rabanne black xs,, e não sei bem porque mas detesto, abomino o paco rabanne one million para homem, não consigo estar ao pé de que usa e quando saiu toda a gente tinha e eu só me apetecia vomitar,,,
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não conhecemos esse perfume em versão feminina. É o masculino?
      Nós gostamos mais do invictus, mas preferimos perfumes menos usados... Esses parece que todos usam o mesmo ahah

      Eliminar
  6. eu sei que prefiro os perfumes amadeirados, mas isso não torna as coisas mais fáceis! ahahah
    e estou como tu, Ela, o perfume da Cristina também não me cativa :p

    beijinhos!
    18 and a life ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Torna ligeiramente porque já sabes à partida que é mesmo muito pouco provável gostares de perfumes frescos, por exemplo. :P

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.