#22 Filmes a ver, pelo menos, uma vez na vida: Kong, a ilha da caveira

quarta-feira, abril 19, 2017

       Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, um avião americano e outro japonês são abatidos em pleno combate aéreo. Os seus pilotos sobrevivem, mas chegam a uma ilha desconhecida a sul do Oceano Pacífico. Escusado será dizer que prosseguem com a guerra, batalhando um contra o outro, até que são surpreendidos por um macaco gigante: Kong. Este filme retrata a história deste ser, que vive numa ilha perdida dos comuns mapas, já que, em 1973 se tenta pedir verbas para bancar uma expedição a essa ilha, onde se sabia que os aviões se haviam despenhado. Conseguem-se as verbas, porque acredita-se que por lá existem monstros, e são precisas provas concretas. Após obter a quantia necessária para o efeito, Bill Randa (interpretado por John Goodman) consegue o apoio político norte-americano e coordena uma expedição que reúne militares, liderados pelo coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson), o rastreador James Conrad (Tom Hiddleston) e a fotógrafa Mason Weaver (Brie Larson).

       A parte a salientar para quem conhece a mítica figura de Kong nos célebres filmes existentes, é que, neste filme, não existe nenhuma sensação de remake de outros filmes, sem que seja danificada, ao mesmo tempo, a imagem mitológica da personagem. Achamos este facto muito importante, já que é um filme que se afasta bastante dos vários remakes feitos à personagem. Cria de facto algo novo e algo de bom. Na nossa opinião só peca por não existir uma maior abordagem no que às personagens diz respeito. São pessoas distantes do espectador. Só Kong é familiarizado. Todos os outros são notórias personagens extras. Preferíamos algo mais elaborado, na procura de uma certa realidade na história.


        Por outro lado existem factores que tornam o filme num sítio especial. Consideramos que a história está muito mais propícia ao ensino de que nem tudo o que parece é; de que nem tudo o que é desconhecido e nos assusta deve ser abatido; de que todos nós temos um passado; de que às vezes a querer fazer o bem, acabamos a fazer o mal; de que nesta vida tem que haver espaço para todos, e de que começa a liberdade de um, quando acaba a de outro. Estes são meros exemplos dos ensinamentos que este filme pode trazer às vidas de quem o assiste com olhos de ver. Por esse mesmo motivo o achamos um daqueles filmes que todos deveríamos ver, pelo menos, uma vez na vida. São filmes destes que nos ensinam a ser humanos. O mundo precisa de mais disto.
        Em termos técnicos há que dizer que a banda sonora acompanha perfeitamente o filme em todos os momentos. A par disso, e indiscutivelmente, este filme é maravilhoso em termos de realização. A troca de olhares entre Kong e o Tenente Coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson) é algo muito intenso, por exemplo. A par disso todos os detalhes que deveriam estar inerentes a esta figura mitológica estão lá. Não falham pormenores em nenhuma das figuras que entram neste filme. É pensado num surreal, mas muito real, que nos faz acreditar naquela ilha. É um filme que nos envolve.


       Escusado será dizer que é um filme de acção, com paixão, com sobrevivência, com ensinamentos. É um filme que vos recomendamos vivamente a assistir. E nisto, há que perguntar, já alguém viu, desse lado, este filme? O que achou?


15 comentários

  1. Tive para ir ver o filme ao cinema, mas o trailer não me captou a atenção!
    as acho que perdi um grande filme, quando estiver disponível online vou ver!
    Abraços, José Pinheiro
    curio-so.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz-nos o que achaste. Como deu para perceber, nós gostámos bastante! :)

      Eliminar
  2. Humm... não me despertou interesse mas talvez veja um dia.


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este deve ser um daqueles filmes que vão passar num domingo à tarde, nas tvs portuguesas. Pode ser que nessa altura vejas nele o que nós vimos: um grande filme. :)

      Eliminar
  3. Tenho andado em pulgas para ver o filme :D
    Agora fiquei mesmooo entusiasmada!
    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  4. Eu vi este filme..achei interessante!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprende-se algo mais sobre a vida. É mesmo interessante! :)

      Eliminar
  5. Ainda não vi este filme e agora fiquei curiosa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena ver, na nossa opinião. Mas ficaremos à espera para saber a tua! :)

      Eliminar
  6. Ainda não vi este filme, mas irei ver. Gostei de outros "Kong" :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também, daí termos a curiosidade para ver este. Não te vais arrepender de ver! :)

      Eliminar
  7. Eu ainda não vi, vou esperar que entre no catálogo da Netflix ou do Nplay :) Gosto muito da versão de 1976 com a Jessica Lange, de 2005 não gostei muito. Obrigado pela sugestão :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)

Latest Instagrams

© Ela e ele... Ele e ela.... Design by FCD.