Os famosos pastéis de bacalhau com queijo da serra

sexta-feira, junho 23, 2017
[Créditos da Imagem: Aqui]
Quando fomos às festas dos Santos Populares, em Lisboa, aproveitámos e provámos uma iguaria da qual já muito havíamos ouvido falar: pastéis de bacalhau com queijo da serra. Se eu (Pedro) gosto muito de pastéis de bacalhau, eu (Telma) nunca fui grande fan. Era uma novidade e aproveitámos o facto de estar a passar por perto do seu posto de venda para provar. O que é que achámos?
[Créditos da Imagem: Aqui]
        Achámos que foram os melhores pastéis de bacalhau que já comemos na vida! Se dúvidas houvesse (que não deveria haver, quando se trata de queijo Serra da Estrela), então que as dissipem ao provar este pitéu tão bom. Podem encontrar esta iguaria à venda nas casas portuguesas do pastel de bacalhau, estando disponíveis os típicos pastéis e os que levam queijo da Serra no seu interior. Estes estabelecimentos têm o respectivo site aqui, onde podem saber mais sobre o produto. À venda tanto na grande capital de Lisboa, como no Porto, os pontos de venda são locais muito bonitos e bem decorados a pensar no que é tipicamente português. Recomenda-se também por isso uma visita.

[Créditos da Imagem: Aqui]

        Os mais entendidos na história e na própria culinária tradicional portuguesa dizem muito mal desta iguaria. Acham-na quase blasfémica. A casa refere em brasões e quase tratados que a receita que usam é realizada segundo a receita de Carlos Bento da Maia, autor do Tratado Completo de Cozinha e de Copa, associando devido a isso a data de 1904, quando as casas que vendem o pastel abriram há tão pouco tempo. Ao tradicional adicionaram o famoso queijo da serra, que distingue a iguaria. O que é que em mais se diferencia? Não se sentem as lascas de bacalhau no seu preparado que resulta numa lisa e fina massa, sem os relevos habituais dos típicos pastéis, nas receitas tradicionais. Factor que ainda nos fez gostar mais ainda desta especialidade, que a juntar a estas características, tem uma camada bem generosa de queijo da Serra.
        Adorámos a decoração que consideramos pitoresca, ao estilo antigo e quase real, ao contrário de alguns que a denominam pirosas por serem douradas. Nós achamos que faz todo o sentido, tendo em conta que falamos em algo tradicional e que está em zonas do país tão carismáticas pela história e pelas fachadas dos seus edifícios. Quanto ao sabor, também já revelámos que gostámos bastante. Ao contrário de alguns críticos, também gostámos do facto de o pastel ser bem maior que o comum, já que leva 120 gramas de massa de pastel de bacalhau a juntar a 20 gramas de queijo da serra. Vemos a sua preparação inclusive ao visitar o estabelecimento, já que é tudo feito à vista de todos, com fritura em azeite. Não o achamos seco ou sem sal, já que a junção com o queijo torna tudo perfeito.

[Créditos da Imagem: Aqui]
       Enfim, como já perceberam, gostámos muito... mas não de tudo. Não gostámos do preço. 3,45€ por um pastel de bacalhau com uma pitada de queijo da serra?! Justifica-se?! Tendo em conta que vendem como coelhos procriam, e que conseguem encontrar à venda a matéria-prima por menor custo, por comprarem quantidades astronómicas, não achamos que compense tanto dinheiro. Esta é a única razão que nos fará ponderar voltar a este estabelecimento, já que gastar quase 10€ por um pastel para cada um... Atrai-nos o paladar, mas a carteira e a razão faz-nos ponderar e parar! Em todo o caso, recomendamos a experiência. Vão ver que vão gostar.



E vocês, já experimentaram? Gostaram? 

9 comentários

  1. Agora fiquei cheia de vontade de provar! Devem ser deliciosos!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo que experimentar. Se gostas de queijo da Serra, só podes gostar destes pastéis!

      Eliminar
  2. Heyy, já ando há uns tempos para lá ir provar essa iguaria, mas não tenho tido tempo!
    Fiquei com mais vontade de ir, bom post!
    Abraço,


    www.curio-so.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ir e depois vir dizer-nos de tua justiça! :D

      Eliminar
  3. Já ouvi falar mas nunca experimentei! Que bom aspeto! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  4. Eu e o namorado no ano passado estivemos super tentados a experimentar mas estava tanta gente à espera que acabamos por desistir! Mas tenho mesmo que provar porque adoro pasteis de bacalhau e queijo da serra! ;)

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então têm mesmo que experimentar. O serviço é bastante rápido, por isso arrisquem, mesmo que haja fila! :)

      Eliminar
  5. É o verdadeiro aborto do pastel original, aconselho leitura atenta ao Tratado de Cozinha e de Copa, de Carlos Bento da Maia

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja! :)