O azeite Chinata, uma escolha divina da culinária

terça-feira, outubro 03, 2017
         Cá por casa costumamos usar azeite comprado aos 5 litros, numa feira local, perto de onde vivemos. Usamos porque para efeitos de cozinhar ao lume, com os fervedores, o azeite acaba por ir dar todo ao mesmo, na nossa opinião. Mas em saladas, para temperos a cru, sem cozinhados, ninguém nos tira a escolha dos melhores azeites. Hoje vimos por este meio dar-vos a conhecer uma marca que conhecemos há relativamente pouco tempo. É uma publicação que já estava nos rascunhos e que acabou por ficar, em certa medida, esquecida. Mais vale tarde que nunca, por isso cá está ela a sair directamente do blogger.
       A marca é Chinata, é uma marca espanhola e tem vários tipos de azeite, bem como cremes culinários. Gostámos particularmente deste com tomate seco. É excelente para massas. Relativamente aos azeites, gostaríamos que em termos de azeites portugueses, nos supermercados e afins, apostassem mais em embalagens como estas: uma de plástico a outra de metal. Permite que as capacidades do azeite não se alterem, mas também não se danifica com facilidade, como as comuns garrafas de vidro. É que partir uma garrafa de azeite é o cabo dos trabalhos para limpar... Não há condições!
        A esta altura devem estar a perguntar-se: "mas desde quando é que estes dois se tornaram especialistas em azeite?!". Não, não somos. Nem acreditamos que vocês também não percebam bem a diferença entre um comum e razoável azeite, e um azeite que nos delicia e conquista de imediato. Quando encontram um assim, o melhor mesmo é seguirem as tradições portuguesas: juntam um pouco de vinagre balsâmico e molham um bom pão alentejano! É TOP!

E vocês, onde costumam comprar azeite?

8 comentários

  1. Respostas
    1. Por acaso não costumamos comprar no supermercado, pelo menos até à data. Mas há muito boas marcas com carimbo português à venda por lá!

      Eliminar
  2. Olá!
    Geralmente costumamos comprar no hipermercado. Não temos uma marca regular, mas tentamos sempre comprar extra-virgem, para saber melhor no tempero das saladas.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz mesmo toda a diferença, não faz? Quando cozinhado deixa de fazer, mas um bom azeite com uma pitada de vinagre balsâmico com pão... upa upa!

      Eliminar
  3. Eu costumo comprar o azeite no supermercado! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também há muito boas marcas à venda por lá! Gostamos do Oliveira da Serra!

      Eliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar da marca mas agora gostava de experimentar!
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E palpita-nos que vais querer experimentar o que temos para mostrar na terça-feira, com cosmética... da mesma marca!

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)