#29 Filmes a ver, pelo menos, uma vez na vida: Coco (2017)

quarta-feira, janeiro 03, 2018
       Este foi um filme que vimos no final do ano e que sentimos ambos que mudou de alguma forma as nossas vidas: coco, um filme que junta a Pixar e a Disney (2017) - Podem ver o trailer aqui. Retrata a tradição mexicana do dia dos mortos, onde se celebra a vida, onde se crê na vida para além da morte. Aborda também a importância da família, e o inesperado da vida. Um filme forte, com grandes aprendizagens, que não podem mesmo deixar de ver!

        Toda a história gira em torno do pequeno Miguel, um aspirante a músico que é proibido de ouvir, tocar, dançar ou cantar pela sua família. Cada pessoa tem um motivo para ser como é. Ninguém deve julgar ninguém, pois ninguém consegue calçar os mesmos sapatos de outrem, passar pelos mesmos caminhos, pisar os mesmos buracos e viver as mesmas experiências de uma mesma forma. Este filme ajuda-nos a entender isto e muito mais. Ensina-nos que os nossos ídolos podem não ser nada do que esperamos deles... Ou podem ser exactamente o que esperávamos. Ensina-nos que a família é tudo nesta vida, com todos os defeitos e virtudes que acarreta.
      Ensina-nos que todos nós devíamos ser um pouco mais mexicanos e colocar a família no topo das nossas vidas, até porque não duramos para sempre. Ensina-nos que a vida é demasiado curta, pelo que mais vale aproveitá-la ao segundo. Ensina-nos que a velhice e a juventude está nas nossas mentes! Este filme ensina-nos realmente muito, desde que estejamos dispostos a aprender.

       Segundo a tradição mexicana, uma vez em cada ano os entes queridos mortos voltam à Terra para visitar quem tanto os ama. Para que tal seja possível, colocam-se oferendas junto às campas, acendem-se velas e as fotografias são postas num formato em altar para que todos possam voltar juntos.
       Sem estarmos à espera, sentimo-nos invadidos pelo poder da tradição mexicana, que decidimos acolher. Porque o impossível só é real que acreditarmos nele. Porque podemos acreditar no inverso. Podemos acreditar no que mais nos fizer felizes. Porque a tradição pode ser de quem a quiser agarrar. Porque é realmente muito bom podermos sentir que há algo tão nosso quanto a nossa família, quanto algo que nos une gerações e gerações. Aprendemos a ver a vida e a morte de uma outra forma. Sim, porque os filmes têm esse poder e este mexeu completamente connosco da forma mais positiva. Não faz sentido virmos a este mundo e desaparecermos. Se calhar é porque existe mesmo um mundo à parte para onde vamos de seguida. Queremos realmente acreditar que aqueles que nos deixam, nunca vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós, como já referia em tempos Saint-Exupéry. Aqueles que nos cativam, vivem em nós até que nos esqueçamos deles e os deixemos de facto morrer. Esta foi uma das muitas mensagens que retemos deste filme e que gostaríamos que toda a gente sentisse como nós. Porque temos que celebrar a vida e os bons momentos, acreditando que um dia, num outro mundo, numa outra dimensão, possamos repetir!

        Coco é uma panóplia de aprendizagens por reter, para crianças e adultos, mas também para os mais velhos. Há aventura, há drama, há comédia... Há de tudo um pouco, no seu melhor. A par de toda a história, a caracterização dos personagens e todos os efeitos especiais são memoráveis e transportam-nos para uma outra dimensão do mundo onírico. Tropelias e aventuras, desafios, desastres e sonhos são só parte do que podem ver.

       Claro que podem simplesmente ver o filme e não acreditar em nada destas invensões nossas... Mas não acreditamos que consigam. Vão sentir-se completamente inebriados por tudo. Assim, resta-nos deixar um aviso à navegação: recomendamos vivamente que vejam este filme com toda a família, amigos, vizinhos e até com o cão e o gato, mas saibam que depois de o verem, já nunca mais vão ser os mesmos...

        A vida é uma festa, uma peça de teatro, uma ilusão, uma realidade, um jogo... Enfim, a vida é o que lhe quiserem chamar; é o que quiserem fazer dela. Mas no final, é algo do qual não sairemos vivos, por isso mais vale aproveitarmos cada segundo da melhor forma! Gastem então o vosso tempo da melhor forma, como por exemplo, a ver este excelente filme que, sem dúvida, entrou para o que poderia ser o nosso TOP 10!


       Antes de fecharem esta publicação, têm mesmo que ouvir a música que mais marca o filme e que mais nos marcou a nós:

Lembra-te de mim (Remember me)
Apesar do meu adeus (In spite of my goodbye)
Lembra-te de mim (Remember me)
Sem dor nos olhos teus (With no pain in your eyes)
Se bem que longe estarei (Even though I'll be afar)
Em mim tu ficarás (You'll be inside me)
E a melodia que nos une à noite ouvirás (And at night you'll hear the melody that bond us)
Lembra-te de mim (Remember me)
Mesmo que p'ra longe vá (Even if I go far away)
Lembra-te de mim (Remember me)
Se a guitarra ouvires chorar (If you get to hear the guittar cry)
Para sempre eu irei morar dentro de ti (I'll dwell inside you forever)
Até de novo te envolver (Until I get to embrace you again)
Lembra-te de mim (Remember me)


Quem já viu o filme, o que achou?

Já devem ter percebido, mas por nós este filme ganhava todos os prémios em todas as categorias!!

*Créditos das fotografias: Aqui.

15 comentários

  1. Quero tanto ver este filme E vocês acabaram por me dar ainda mais motivos para o fazer!

    r: Gosto dessa tradição :D parece-me muito bem ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo, mesmo, mesmo de ver. Pelo que conhecemos de ti, sabemos que vais adorar!

      Eliminar
  2. Não passa de hoje com toda a certeza! TODA a gente me tem dito que vou adorar este filme!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaremos a aguardar saber a tua opinião! :)

      Eliminar
  3. Já me falaram tão bem desse filme e agora confirmo aqui com vocês. Vou ter de ver sem falta!
    ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo, mesmo de o ver. Depois diz-nos o que achaste!

      Eliminar
  4. Quero tanto ver este filme
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Dos melhores filmes que vi na vida! Adorei! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderíamos concordar mais contigo. Sem dúvida que temos a mesma opinião!

      Eliminar
  6. Eu ainda não vi e já estava com alguma curiosidade mas confesso que após este post tenho mesmo que ver o filme. Sem dúvida que temos que aproveitar a vida enquanto cá estamos, só temos esta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. E às vezes vemos as coisas de uma perspectiva menos boa, que não tem a ver connosco e há um filme ou um livro que nos faz mudar. Sem dúvida que este é um desses filmes!

      Eliminar
  7. Vi ontem e ADOREI COMPLETAMENTE, até chorei ahahah

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também não nos conseguimos conter, nem pelo facto de estarmos no cinema... ahah

      Eliminar
  8. tenho mt vontade de ver este filme

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Até sempre! :)