25 mandamentos para um casamento low cost

domingo, setembro 16, 2018
        Casamento e económico na mesma frase acaba por ser algo relativo, porque só para efectuar o casamento em registo civil são precisos cerca de 120€, logo por aí se vê que casar não custa 2€. Mas pode ser muito mais em conta se pensarmos melhor em como poupar dinheiro em detalhes no casamento. Um detalhe aqui, outro ali e terão poupado centenas num pestanejar de olhos! Já muito se leu e escreveu sobre o assunto, mas nem sempre são opiniões reais. Por isso mesmo fazemos questão de vos fazer uma lista com os aspectos que consideramos ser relevantes ao elaborarmos um casamento com um orçamento mais baixo.

25 mandamentos para um casamento low cost + low budget + mais barato + económico + canva + blogue português de casal + blogue ela e ele + ele e ela + pedro e telma

Antes do casamento:

⁞ Reduzir na lista de convidados:

       Esta é a principal regra para um casamento menos dispendioso, mas também é a que custa mais. Temos que pensar seriamente quem é que realmente queremos ter no nosso casamento e quem pode ser dispensado. Não levem a mal, mas cada pessoa no casamento custa realmente muito dinheiro, pelo que não é nada uma escolha de ânimo leve, bem pelo contrário. Devem ponderar muito bem cada cabeça que planeiam levar e reduzir a lista ao mínimo.

⁞ Definam prioridades:

       Não é só na lista de convidados que devem priorizar o mais importante e reduzir ao mínimo o valor gasto. Aliás, acontece o oposto. Devem fazê-lo com todas as escolhas, começando a tratar do mais importante para o menos importante. É importante que façam uma lista de prioridades antes de tratar do que quer que seja. Assim se falhar algo, será no que é menos importante, e também será onde custa menos poupar.

25 mandamentos para um casamento low cost + low budget + mais barato + económico + canva + blogue português de casal + blogue ela e ele + ele e ela + pedro e telma

⁞ Planeiem com antecedência.

       Não deixem passar o tempo, porque passa a correr e depois vão ver-se obrigados a escolher o mais caro por já não terem outras opções. Também podem prevenir que aconteça casos em que vão sobrepor/ repetir actividades e pagar o dobro ou nem usar tudo o que pagaram. Se o animador já leva decorações de photo booth, então não vão precisar contratar um fotografo ou fazer os vossos próprios por exemplo.

⁞ Convites em papel:

       Podem optar por fazer um envio via digital, já que, vamos ser realistas, os convites vão acabar por ir para o lixo. Podem fazer somente para os convidados que não têm acesso à internet, como a maioria dos avós é exemplo. Caso queiram poupar, mas tê-los em suporte físico, podem fazer vocês mesmos os convites. Se pedirem ajuda a amigos próximos até pode ser uma actividade gira! 

⁞ Fornecedores:

       Peçam orçamentos. São gratuitos e são muito úteis. Um estudo de mercado pode revelar que podem ter o que sonharam por um custo muito mais reduzido que no primeiro orçamento que pediram. Quantos mais orçamentos pedirem, mais possibilidades terão de poupar.

25 mandamentos para um casamento low cost + low budget + mais barato + económico + canva + blogue português de casal + blogue ela e ele + ele e ela + pedro e telma

⁞ Negoceiem.

       Às vezes os fornecedores "atiram o barro à parede a ver se pega", por isso quando pedem um orçamento, tentem negociá-lo e poupar ao máximo no que puderem. Um não já têm como garantido, por isso não têm nada a perder.

⁞ Procurem por descontos.

       Sabiam que ao ir directamente ao fornecedor pagam x, mas indo a sites de pesquisa sobre casamentos ou a feiras de noivos, podem obter exactamente o mesmo serviço com descontos, ou seja, por um valor muito mais reduzido? Toca a pensar nisto... Façam pesquisa!


Na organização geral do casamento

⁞ Menos é mais.

       O que a esta altura parece realmente essencial, daqui a dois anos já ninguém se lembra do que se revelou ser um pequeno detalhe com grandes custos. Optem por simplificar!

⁞ Lembranças.

       Ninguém fica chateado por ir a um casamento que não dê lembranças. Por outro lado, se fizerem questão, então podem também ser vocês mesmos a fazê-las.

⁞ Peçam ajuda.

       Não tem mal e as pessoas vão considerar-se especiais por vos ajudar. Pode ser uma actividade muito gira de que se vão lembrar sempre, criando memórias para contar aos netos.

⁞ Poupem na lua-de-mel.

       Uma viagem ao Gerês ao invés de uma ida ao México. Ideias não vão faltar para economizar...

25 mandamentos para um casamento low cost + low budget + mais barato + económico + canva + blogue português de casal + blogue ela e ele + ele e ela + pedro e telma
       Em suma, peçam muitos orçamentos e peçam ajuda aos que vos são queridos. Sem medos. Arrisquem. Não tem mal nenhum fazer um estudo de mercado, e há casamentos para todo o tipo de carteiras, gostos e feitios. Há muita gente que não se vai importar de ajudar e até vão ficar muito felizes por estarem a ser os escolhidos para vos mimar na organização de um dos dias mais importantes das vossas vidas!
        Ah! E nos 25 mandamentos para um casamento com um baixo orçamento faltam ainda as dicas para a decoração, para a escolha da animação, entre outros que serão actualizados e adicionados a este artigo.
       Temos várias outras dicas para vos dar em relação a vestidos de noiva (que podem ser alugados, em segunda mão ou arriscar a mandar vir de um site online), sobre decoração da festa do casamento em si, e muito mais. Estejam atentos ao que está por vir e sintam-se à vontade para fazerem as vossas próprias sugestões ou deixarem as vossas dúvidas.


13 comentários

  1. Vou guardar estas dicas para quando chegar a minha vez de casar :)
    Sempre quis casar, mas a ideia de gastar imenso dinheiro não me faz sentido, até porque não sinto que seja o objetivo. É uma cerimónia simbólica, onde o amor deve ser o mais evidente, portanto, tudo o que ajudar a ter um dia maravilhoso, mas em modo poupança é bem-vindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é caro. É impossível acharmos que se casa por muito pouco. Nunca é muito pouco. Bom, pode ser muito pouco para ricos e em comparação com casamentos caríssimos... Tudo depende sempre da perspectiva, não é?
      Mas achamos que estamos a gostar muito de aprender e de ter acesso a tantas partilhas que nos permitam poupar e ter ideias bonitas, por isso mesmo queremos partilhar com outras pessoas que queiram aprender também.

      Eliminar
  2. Gostei muito das vossas dicas! É mesmo assim: podemos poupar e bastante num casamento se nos focarmos na ideia principal de que não devemos fazer um casamento para os outros e sim para nós! Afinal de contas... Quem é que vai casar mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso! Daqui a uns anos só alguns se lembram e só dos melhores momentos. Seremos os únicos a recordar tudo com intensidade. Seremos quem mais se vai marcar com este dia para o resto das nossas vidas, por isso faz todo o sentido que o preparemos para nós!

      Eliminar
  3. Acrescentaria poupar no fotografo. Já fui a um casamento que os noivos não tinham fotografo, todos os convidados tiraram diversas fotos e filmaram e depois partilharam com os noivos.
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda nunca fomos a um casamento semelhante, mas estamos a ponderar seriamente essa situação! As memórias duram para uma vida inteira e justifica-se o trabalho pago, mas, por outro lado, também é uma tarde que passamos da qual vamos querer recordar também aos olhos dos outros. Faz-nos ponderar mais o facto de termos o blogue e queremos certificar-nos de que alguém grava todos os pormenores do casamento em fotografia, porque caso contrário já teríamos tomado a decisão de entregar a tarefa aos convidados.

      Eliminar
  4. Vou apontar estas dicas porque me podem dar jeito ahah
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão dar, por certo. Vais ter um casamento lindo. Ainda temos muito mais a partilhar! :)

      Eliminar
  5. adorei essas dicas! pesquisar muito e negociar é essencial pra procurar o melhor preço em tudo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. Essa dica serve para tudo o resto na vida!

      Eliminar
  6. Que belas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. r: Oh, vocês habituam-me mal, depois não vão conseguir aguentar o meu ego ahahahah
    Muito obrigada, de coração *-*

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja! :)